informe o texto

Notícias | Geral

CRM apura se houve erro médico em morte de criança em Sinop

21/03/2024 - 18:24 | Atualizada em 22/03/2024 - 09:29

Redação

CRM apura se houve erro médico em morte de criança em Sinop

Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Medicina (CRM) instaurou um Processo Ético Profissional (PEP) para investigar a conduta do médico Ednaldo Pimentel da Silva e averiguar sua responsabilidade pela morte da menina Manuela Tecchio, 3, no dia 8 de março 2023. A garotinha faleceu após procedimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento Dra. Anete Mota Maria, em Sinop.

Quando foi levada pelos pais à unidade de saúde no dia 6 de março, a menina tinha tosse seca e urina escurecida há 3 dias. Foi submetida a exames que não demonstram a gravidade da doença e foi mandada de volta para casa. 

No dia seguinte ela retornou com sintomas de sofrimento respiratório e fadiga intensa. Foi solititado exame de raio-x, exames de sangue e urina. Como o hemograma apresentou alterações, o médico responsável concluiu que o caso se tratava de um processo inflamatório infeccioso. Confirmado que houve um derrame pleural com comprometimento de 90% do pulmão direito, o médido determinou a internação da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) de forma emergencial, mas não havia vaga disponível. Então a pequena foi intubada no box de emergência em estado gravíssimo e tratada pelo médico Ednaldo Pimentel. Devido ao agravamento do quadro clínico a criança foi entubada e submetida a punção pulmonar para a retirada de líquido.

Após a exumação do corpo, 6 perfurações no pulmão foram confirmadas. O CRM apura se houve imperícia no procedimento.

Uma hora e meia depois da punção houve a primeira parada cardiorrespiratória, o que sugere a hipótese de pneumotórax. Neste caso, a punção não tem efeito.

Segundo o CRM, “Não é possível afirmar que o óbito ocorreu exclusivamente pelo pneumotórax, já que existia um quadro de inflamação pulmonar grave, mas contribuiu para a evolução desfavorável do quadro”.

Instagram: @caldeiraopolitico
Threads:
@caldeiraopolitico
Facebook: @sitecaldeiraopolitico
Koo: @caldeiraopolitico
X: @caldpolitico

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet