informe o texto

Notícias | Executivo

Filiação de Tarcísio de Freitas no PL ofusca governadores da região Centro-Oeste

ELEIÇÕES 2026

09/03/2024 - 11:42 | Atualizada em 09/03/2024 - 19:55

Cícero Henrique

Filiação de Tarcísio de Freitas no PL ofusca governadores da região Centro-Oeste

Foto: Reprodução

A filiação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas para o PL, afeta diretamente os governadores da região Centro-Oeste, especialmente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que tem pretensões em diaputar as eleições presidenciais em 2026.

É fato que o governador de São Paulo tem mais prestigio que os governadores da região Centro-Oeste.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode trocar seu atual partido pelo PL. A migração foi tomando forma aos poucos; ao longo da semana, declarações de Bolsonaro (PL) e de Marcos Pereira (presidente do Republicanos), foram vazadas à imprensa. Há uma razão pela qual o partido da Igreja Universal não está descontente em perder seu único governador, e o fato pode afetar a campanha presidencial de Ronaldo Caiado (UB) em 2026. 

A separação entre Tarcísio de Freitas e seu partido é consensual, e não um divórcio litigioso. O governador do mais populoso estado brasileiro, mesmo sendo bem avaliado e um quadro importante para o Republicanos, se tornou um contratempo. Acontece que Marcos Pereira, presidente do partido, está em campanha desde 2023 para se tornar o presidente da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. 

A eleição só acontece em fevereiro de 2025, mas Marcos Pereira já se movimenta. O presidente do Republicanos se aproxima do presidente da República, Lula da Silva (PT).

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet