informe o texto

Notícias | Executivo

Prefeito Emanuel Pinheiro é afastado do cargo por 6 meses

CUIABÁ

04/03/2024 - 14:37 | Atualizada em 04/03/2024 - 19:21

Redação

Prefeito Emanuel Pinheiro é afastado do cargo por 6 meses

Foto: Reprodução

 Por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deve ser afastado do cargo pelo período de 180 dias. A medida foi tomada após pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), no âmbito da ação que investiga um esquema na saúde do município.

Além do promotor Calos Zarur, o pedido de afastamento também foi feito pelo delegado Francisco Kunze, que atua no NACO. Emanuel foi acusado do crime de organização criminosa. O MP pediu o levantamento do sigilo da ação.

Emanuel Pinheiro chegou a ser afastado do comando do Executivo municipal no dia 19 de outubro de 2021, no âmbito da Operação Capistrum, por supostamente usar contratações temporárias como moeda de troca política junto à Câmara.

O prefeito foi alvo da operação do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça, que investiga atos ilícitos na SMS. Ele depois retornou ao cargo por decisão do desembargador Luiz Ferreira, que acatou seu recurso.

Como toda cautelar, a decisão pode sofrer mudanças para flexibilização ou até revogação. 
O prefeito pode ingressar com Agravo Interno na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT. Ele tem prazo de 15 dias para interpor recurso após ser intimado.

O processo tramita em segredo de Justiça..


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet