Domingo, 25 de fevereiro de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil

PF identifica suspeitos de criar e compartilhar difamação eleitoral por meio de IA

09/02/2024 - 16:44 | Atualizada em 13/02/2024 - 10:49

PF identifica suspeitos de criar e compartilhar difamação eleitoral por meio de IA

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (9) operação para identificar autores de um áudio que usaram inteligência artificial para difamar o prefeito de Manaus, David Almeida.

Em dezembro do ano passado, o grupo divulgou um áudio falso com a voz do prefeito ofendendo professores. O material começou a circular um dia após uma manifestação de professores em frente à prefeitura de Manaus. A Polícia Federal iniciou a investigação e identificou que o material não era autêntico.

Na operação desta sexta-feira, os alvos foram um designer, três empresas de publicidade, os sócios das empresas e duas pessoas que compartilharam a fake news. Os suspeitos são investigados por difamação eleitoral.

Os policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos computadores e os suspeitos foram intimados a depor.

WhatsApp Image 2024-02-09 at 08.30.47.jpeg

De acordo com a PF, os agentes identificaram o sistema usado para produção do áudio falso, o autor, o local da produção e a agência de publicidade que divulgou o material em plataformas digitais.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet