informe o texto

Notícias | Jurídico

Em ano eleitoral, Alexandre de Moraes defende regulamentação das redes sociais em discurso de abertura dos trabalhos do TSE

ELEIÇÕES 2024

02/02/2024 - 08:43 | Atualizada em 05/02/2024 - 12:39

Redação

Em ano eleitoral, Alexandre de Moraes defende regulamentação das redes sociais em discurso de abertura dos trabalhos do TSE

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, defendeu, hoje, a necessidade de uma regulamentação do uso das redes sociais, dos serviços de mensageria e da inteligência artificial. O ministro discursou na abertura dos trabalhos da Corte Eleitoral que, neste ano, tem pela frente a fiscalização das eleições municipais.

Na ocasião, Moraes defendeu a responsabilização das chamadas “big techs”. Argumentou que o tema não tem a ver apenas com a democracia, mas com a dignidade humana. Para o ministro, não se pode admitir que as redes sociais sejam “terra sem lei”.

“Faz-se necessário uma regulamentação. não só uma regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral, da Justiça Eleitoral, porque essa será feita, será realizada em 2024. Mas há necessidade de uma regulamentação geral, do Congresso Nacional, em defesa da democracia. Não é possível mais permitir o direcionamento de discursos falsos, o direcionamento de discursos de ódio sem qualquer responsabilidade das chamadas big techs”, pontuou.

O ministro confirmou que a Justiça Eleitoral vai regulamentar o tema, a partir das resoluções que estão sob a relatoria da vice-presidente Cármen Lúcia.

Moraes também anunciou um grupo de trabalho, em parceria com o Ministério da Justiça, para o combate de grupos que atentem contra a democracia. Haverá a participação da Polícia Federal. A ideia é rastrear quem dissemina discursos de ódio.

Além disso, haverá uma reunião em março com todos os presidentes dos tribunais regionais eleitorais do país, para que eles colaborem na prevenção e repressão aos criminosos.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet