Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Com aumento acelerado de casos de covid-19, Saúde promove 'Dia D' de vacinação e testagem

Saúde alerta para a importância da vacinação e isolamento de contaminados para evitar a propagação da doença

26/01/2024 - 08:39

Redação

Com aumento acelerado de casos de covid-19, Saúde promove 'Dia D' de vacinação e testagem

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá realizará neste sábado (27) o 'Dia D' para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, ou seja, para a testagem da Covid-19. A ação estará disponível em seis Unidades Básicas de Saúde, incluindo a Clínica da Família no CPA 1, das 7h30 às 16h30. Não há limite de idade para realizar o teste.

Segundo a responsável técnica pela Imunização, a enfermeira Renata Godoy, a oportunidade estará disponível para pessoas sintomáticas e assintomáticas, ou seja, pessoas que tiveram contato com outras que estão com Covid, mas não manifestaram os sintomas.

Para realizar o teste rápido qualitativo para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o material estará disponível, sendo:
  • UBS Alvorada,
  • UBS Lixeira,
  • UBS Nico Baracat,
  • UBS Industriário I e II,
  • UBS Santa Terezinha e a
  • UBS Clínica da Família.

Em algumas dessas Unidades, haverá também disponibilidade de vacinas para imunização contra a Covid. No caso, a UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Santa Terezinha, UBS Alvorada e a Clínica da Família.

Portanto, apenas a UBS Jardim Industriário I e II não fornecerá a vacinação para Covid, oferecendo apenas a testagem para a doença.

“Caso a pessoa tenha interesse, será direcionada para um dos locais que disponibilizam o imunizante para garantir o atendimento”, explicou Renata.

LEIA TAMBÉM
Somente em janeiro Mato Grosso soma 2.605 casos confirmados e 6 óbitos

O diretor da Atenção Primária, Wilson Cutas, ressalta a importância das pessoas realizarem o teste para evitar a propagação da doença. “O vírus da Covid não foi extinto, pelo contrário, continua circulando e com novas subvariantes, portanto, é necessário atentar para os cuidados e evitar novas vítimas. O controle está na imunização e na conscientização das pessoas em evitar contatos, e, ao apresentar qualquer sintoma suspeito, procurar orientação em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima”, frisou
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet