informe o texto

Notícias | Brasil

Ramagem é alvo de operação que apura uso da Abin para monitoramento ilegal

25/01/2024 - 06:55 | Atualizada em 25/01/2024 - 17:04

Da Redação

Ramagem é alvo de operação que apura uso da Abin para monitoramento ilegal

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/1), a Operação Vigilância Aproximada para investigar organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial.

Mandados
Policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, incluindo a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências de busca e apreensão ocorrem em Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1).

 Um dos alvos é o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem, que comandou a agência no governo Jair Bolsonaro. A PF cumpre mandados no apartamento funcional e no gabinete do deputado.

A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em 20/10/2023. As provas obtidas a partir das diligências executadas pela Polícia Federal à época indicam que o grupo criminoso criou uma estrutura paralela na ABIN e utilizou ferramentas e serviços daquela agência de inteligência do Estado para ações ilícitas, produzindo informações para uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. (Fonte: PF)

SIGA-NOS NO FACEBOOK https://www.facebook.com/sitecaldeiraopolitico/

SIGA-NOS NO INSTAGRAM 
@caldeiraopolitico


SIGA-NOS NO TWITTER @caldpolitico
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet