informe o texto

Notícias | Legislativo

Ex-deputado estadual Pedro Satélite morre vítima de câncer

05/01/2024 - 09:55 | Atualizada em 05/01/2024 - 13:33

Cícero Henrique

O Governo de Mato Grosso lamentou, por meio de nota, o falecimento do ex-deputado estadual Pedro Satélite, na madrugada desta sexta-feira (05.01) em Cuiabá.

O ex-deputado tinha 68 anos e lutava contra um câncer no pâncreas. Ele deixa esposa e quatro filhos. 

“É com pesar que eu e minha esposa Virginia recebemos essa notícia. Pedro Satélite deixou sua história no legislativo e é lembrado por seus colegas com muito respeito. Desejamos que Deus dê forças para família e amigos nesse momento de luto”, destacou o governador Mauro Mendes. 

O velório será no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

Nas redes sociais, vários parlamentares lamentaram a perda do ex-colega.

"É com muito pesar que externo meus sentimentos pela morte do deputado Pedro Satélite. Conheci sua luta, suas batalhas pela vida, por Mato Grosso, por tantas causas. Elas seguem com seu legado e suas memórias.
À família, aos amigos e tantos mato-grossenses que contavam com sua dedicação, meus sentimentos de paz", disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD).

"É com tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Lutou bravamente contra um câncer no pâncreas. Presto aqui minha solidariedade aos familiares e amigos enlutados. Que Deus o acolha em seu reino de amor e paz", registrou o deputado Valdir Barranco (PT).

Biografia
Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, exercendo o mandato pelo período de três meses. 

Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência, assumindo o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos. 

Lutou pelo término da pavimentação e duplicação da BR-163 e também pela regularização fundiária e agricultura familiar. Um dos marcos da história política foi a intermediação junto ao Governo do Estado para que o Sistema de Abastecimento de Energia da região norte de Mato Grosso fosse integrado ao Sistema Eletrobrás, o que possibilitou a implantação de inúmeras indústrias e agroindústrias que alavancam o desenvolvimento dessa região mato-grossense. 

O deputado ainda conseguiu, como representante do norte do Estado na Assembleia Legislativa, a interiorização do sistema de saúde através da criação e implantação de hospitais regionais, sempre defendida com veemência pelo parlamentar. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet