informe o texto

Notícias | Legislativo

Os políticos de Mato Grosso que brilharam em 2023

31/12/2023 - 09:19 | Atualizada em 02/01/2024 - 10:27

Cícero Henrique

Os políticos de Mato Grosso que brilharam em 2023

Foto: Cicero Henrique/Caldeirão Político

A lista tem como objetivo arrolar cinco nomes. Mas é óbvio que outros políticos brilharam. Portanto, toda lista, circunscrita a poucos indivíduos, é sempre lacunar e pode até ser injusta.

Cinco políticos talvez tenham brilhado um pouco mais em Mato Grosso:

  • o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil)
  • o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil)
  • o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil)
  • o deputado estadual Lúdio Cabral (PT)
  • o deputadoa estadual Valdir Barranco (PT)


Num país em crise, o gestor estadual manteve Mato Grosso em crescimento e com especificidades — como uma segurança pública altamente eficiente e aprovada pela população e decência na aplicação dos recursos financeiros públicos.

Eduardo Botelho foi eleito presidente da Assembleia, conquistando todos os deputados e, em seguida, se consagrou como pré-candidato a prefeito de Cuiabá. É um político articulado, sobretudo vocacionado, na linha dos que ficam “acordados” enquanto a maioria “dorme. Noutras palavras, e no bom sentido, é, como postulou Max Weber (1864-1920), um político profissional.

O deputado Júlio Campos  adquiriu uma força considerável e inesperada. O sucesso eleitoral é crucial para considerar que um político permaneça brilhando. De qualquer modo, Júlio Campos persiste no jogo. Políticos profissionais nunca desistem.

As pesquisas de intenção de voto mostram que o deputado estadual Lúdio Cabral é um dos favoritos para a disputa da Prefeitura de Cuiabá. Numa cidade politicamente conservadora, o que lhe falta é apoio de grupos políticos não-petistas.

Valdir Barranco se destacou na defesa das pautas ambientais, de educação e fiscalizando ações do executivo. 
 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet