informe o texto

Notícias | Brasil

Operação mira um dos maiores produtores mundiais de estanho por compra de cassiterita extraída na TIY

Operação FORJA DE HEFESTO investiga uma das maiores fundições do mundo por compra de minério ilegal

14/12/2023 - 08:52 | Atualizada em 16/12/2023 - 05:53

Redação

Operação mira um dos maiores produtores mundiais de estanho por compra de cassiterita extraída na TIY

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14/12) a operação Forja de Hefesto, com objetivo de desarticular um esquema de financiamento e exploração ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

São cumpridos quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, em Boa Vista/RR, Ariquemes/RO e Ribeirão Preto/SP, além do bloqueio de mais de R$ 240 milhões dos envolvidos.

As investigações identificaram transações financeiras relacionadas à venda de cassiterita extraída ilegalmente da TIY para um dos maiores produtores mundiais de estanho. Apenas em um período de cinco meses, no ano de 2021, mais de R$ 166 milhões de cassiterita teriam sido comprados.

A empresa, deliberadamente ou por negligência, não verificaria a origem do mineral comprado e faria aquisições de uma mineradora com matriz em Rondônia e filial em Roraima, onde não há garimpos legais. Posteriormente, o mineral processado seria exportado, sendo adquirido por grandes multinacionais e, inclusive, por "big techs".

Outros suspeitos seriam responsáveis por maquinários em garimpos ilegais na TIY revenderiam a cassiterita extraída ilegalmente a intermediários responsáveis por "lavar" o minério com o uso de empresas que possuem lavras regulares em outros estados.

A justiça determinou a suspensão das atividades da mineradora, que possui mais de 150 processos minerários, inclusive para pesquisa e exploração de minérios. As investigações seguem em andamento.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet