informe o texto

Notícias | Cidades

Grupo de falsificadores de CNH é alvo da PF em Mato Grosso e Goiás

12/12/2023 - 07:20 | Atualizada em 12/12/2023 - 16:01

Redação

Grupo de falsificadores de CNH é alvo da PF em Mato Grosso e Goiás

Ilustração

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 12/12, a Operação Marca D’água, que tem objetivo de desarticular grupo criminoso voltado à confecção e venda de documentos públicos falsificados nos estados de Mato Grosso e Goiás. 

Dentre os diversos documentos públicos, destaca-se a falsificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como principal atividade do grupo.

Mandados
Foram cumpridos 03 (três) mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres/MT, sendo 02 (dois) em Cuiabá/MT e 01 (um) em Firminópolis/GO, onde a Polícia Militar prestou apoio à operação.

Investigações
As investigações se iniciaram a partir de abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal, no município de Pontes e Lacerda/MT em dezembro de 2022, quando um caminhoneiro apresentou CNH falsificada. O preso foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT e, em depoimento, indicou como suposto vendedor do documento um despachante da cidade de Cuiabá/MT.

Durante o inquérito, ficou constatado que o caminhoneiro não era apenas um comprador, mas que também fazia parte da associação criminosa,sendo responsável pela intermediação entre compradores e falsários.

Os indícios apontam que os documentos falsificados eram produzidos no estado de Goiás e enviados a Mato Grosso, onde os intermediários realizavam a venda.

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público (artigo 297 do Código Penal) e associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), cujas penas podem chegar a 09 (nove) anos de reclusão e multa. (Fonte: Polícia Federal)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet