informe o texto

Notícias | Brasil

Suspeitos de importação e comercialização de mercúrio no PA, RO e MT são alvos de nova operação da PF

Três pessoas foram presas

11/12/2023 - 11:17 | Atualizada em 12/12/2023 - 07:57

Da Redação

Suspeitos de importação e comercialização de mercúrio no PA, RO e MT são alvos de nova operação da PF

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou a operação Minamata, nesta segunda-feira (11/12), nas cidades de Jacareacanga/PA, Guajará Mirim/RO, Nova Mamoré/RO, Peixoto de Azevedo/MT.

O objetivo foi cumprir três mandados de prisão, cinco de busca e apreensão e uma medida cautelar contra suspeitos de importação e comercialização de mercúrio. A Polícia Federal não confirmou em quais municípios foram cumpridos os mandados de prisão.

Vinte e quatro policiais participaram da operação, que resultou na prisão de três pessoas nas regiões Norte e Centro Oeste do país. Os conduzidos são suspeitos de cometer crimes ambientais relacionados à importação e comercialização ilegal de mercúrio, associação criminosa, lavagem de capitais, além de outros possíveis delitos que a apuração pode apontar.



Apreensões
Foram apreendidos celulares, três armas de fogo, documentos, identificados veículos para posterior bloqueio, e outros aparelhos de mídia que serão utilizados para fundamentar as investigações. A medida cautelar cumprida foi de monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica. Outros possíveis envolvidos que possam ter relação com os crimes podem ser identificados durante o inquérito.



O mercúrio, substância altamente tóxica e nociva ao meio ambiente, é vastamente usado por criminosos em garimpos ilegais do Pará e Mato Grosso. A substância é usada para separar o ouro extraído de outros minérios, e após o uso, é despejado na água, intoxicando a vida selvagem da região e os povos que habitam os locais afetados. As informações são Polícia Federal de Altamira/PA.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet