informe o texto

Notícias | Brasil

PF queima motores, escavadeiras hidráulicas e a estrutura de extração ilegal de ouro

07/12/2023 - 11:44 | Atualizada em 08/12/2023 - 18:42

Redação

PF queima motores, escavadeiras hidráulicas e a estrutura de extração ilegal de ouro

Foto: Divulgação/PF

Ibama e Polícia Federal deflagraram operação de combate a garimpo ilegal nas Terras Indígenas Kuruaya e Cachoeira Seca, no Pará. De terça a esta quinta-feira (5 a 7/12) foram inutilizados motores, escavadeiras hidráulicas e a estrutura de extração ilegal de ouro nos locais, que fazem parte dos municípios de Altamira.

Os equipamentos foram apreendidos pelo Ibama e inutilizados, por não haver meios disponíveis para a retirada destes, de modo a cessar a degradação causada, de acordo com o que prevê a regulamentação da Lei de Crimes ambientais.

Balanço de destruição de equipamentos até o momento

Equipamentos inutilizados até agora, em três pontos diferentes de garimpos: 

Garimpo 1

5 motores de 14hp
12 acampamentos

Garimpo 2

3 motores de 4 cilindros 
1 bomba d'água 
1 PC - Retroescavadeira

Garimpo 3

3 motores



Degradação ambiental
O garimpo ilegal avançou no interior da Terra Indígena Kuruaya, gerando degradação de floresta nativa, impactos à fauna e contaminação do leito do Rio Iriri, afluente de um dos maiores rios da Amazônia, o Xingu.

Além das consequências para o meio ambiente, o garimpo ilegal impacta a saúde, a segurança e o bem-estar dos indígenas residentes nas proximidades. Por isso a importância do combate às organizações criminosas que financiam e promovem esse crime. 



Ao longo de 2023, a região foi alvo de diversas operações dos órgãos ambientais e de segurança pública, o que diminuiu os alertas de garimpo ilegal.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet