informe o texto

Notícias | Legislativo

Agrônomos recebem homenagem de Júlio Campos na AL

Pelos 90 anos da categoria, profissionais da Agronomia recebem moção

04/12/2023 - 18:47 | Atualizada em 05/12/2023 - 07:49

Agrônomos recebem homenagem de Júlio Campos na AL

Foto: Caldeirão Político

No mundo inteiro o engenheiro agrônomo é imprescindível. Em Mato Grosso, mais ainda, por tratar-se de um dos mais importantes polos da política de segurança alimentar mundial. Agrônomo, o deputado estadual Júlio Campos conhece essa realidade, e para celebrar os 90 anos da regulamentação da Engenharia Agronômica no Brasil, concedeu Moção de Aplausos a profissionais dessa categoria.

Os homenageados, representam por amostragem as engenheiras agrônomas e seus colegas agrônomos. Com o plenário e as galerias da Assembleia Legislativas lotados, na manhã desta segunda-feira (4), Júlio Campos entregou o diploma com a honraria aos seus colegas.

O deputado falou sobre o significado da profissão e o quanto a mesma contribuiu e contribui para a liderança nacional mato-grossense na produção de grãos, fibras, carnes e de outros itens da pauta agropecuária, “Nesta terra que cultiva respeitando a legislação ambiental, que transforma proteínas vegetais em proteínas animais, e que tem papel preponderante na balança comercial brasileira.

Júlio Campos reverenciou não somente os profissionais em atividade, mas, também, aqueles que foram para junto de Deus após cumprirem sua missão.

A sessão de reverência aos agrônomos foi prestigiada pelo vice-governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos) e seu colega tocantinense, Laurez Moreira (PDT), além de outras autoridades mato-grossenses e do Tocantins.

Com a lavoura da soja em curso, e com a mesma atingida pela estiagem antes e logo após a semeadura, alguns dos homenageados não puderam comparecer à sessão, por conta de seus afazeres, mas se fizeram representar.

Dentre os que receberam a Moção de Aplausos, Alzira Araújo Mendes Catunda, Hortêncio Paro, Katery Felsky dos Anjos, Álvaro Lorenço Ortolan Salles, Gilberto Flávio Goellner, Luiz Omar Pichetti, Fernando Nascimento Tulha Filho, Blairo Borges Maggi, Maçao Tadano, Luiz Neri Ribas, Francisca Medeiros, Rômulo Vandoni (in memoriam), Aréssio José Paquer, Yênes Magalhães, Elzio Virgílio Alves Correia, Bento Souza Porto (in memoriam), Jesur José Cassol, Osmar Froner de Mello, Mirtes Ferreira Leão, Helmut Forte Daltro, Sérgio Costa Beber Stefanello, Marilda Fonseca de Quevedo Vinagre, Dario Minoru Hiromoto (in memoriam), Fernando Cadore, Silvana Lopes Domingues Marson, Leandro Zancanaro, Marcos da Rosa, Fabiano Victor Siqueri, Jaime Luiz Muraro, Endrigo Dalcin, Ricardo Arioli Silva, Normando Corral, Ângelo Carlos Maronezzi e Helmute Augusto Lawish.

Decano dos agrônomos mato-grossenses, o pesquisador aposentado da Empaer, Hortêncio Paro, foi um dos homenageados por Júlio Campos. Paro foi um dos primeiros pesquisadores da soja em Mato Grosso e ganhou repercussão nacional por seus experimentos e sua luta pela implantação do cultivo do trigo mato-grossense, como terceira lavoura no mesmo ano e área.

  Hortêncio Paro, homenageado

Na adolescência Francisca Medeiros deixou Minas Gerais por Mato Grosso. Cursou Agronomia e mais tarde Jornalismo. Homenageada com uma Moção de Aplausos, Francisca Medeiros disse que a honraria a revigorou e que se sentia muito agradecida.

     Francisca Medeiros, homenageada

As duas formações acadêmicas de Francisca Medeiros não se conflitam. “Ao contrário, elas se completam”, observa. Segundo ela, a Agronomia serve de base para alguns textos sobre a economia agrícola; e o jornalismo ajuda ver a atividade agronômica com um olhar mais “abrangente, profundo”.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet