Segunda-feira, 14 de outubro de 2024
informe o texto

Notícias | Executivo

Lula faz pronunciamento incisivo em Berlim; assista

Em Berlim, Lula reafirma luta pela paz, classifica Hamas como terrorista e reafirma respeito ao Tribunal de Haia

04/12/2023 - 13:01 | Atualizada em 04/12/2023 - 13:32

Redação

Lula faz pronunciamento incisivo em Berlim; assista

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, neste domingo (3), em Berlim, na Alemanha, para uma visita de três dias ao país europeu. Ainda hoje, ele participa de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.Hoje (4), os dois líderes presidem uma reunião de alto nível com ministros brasileiros e alemães.

O presidente fez uma declaração à imprensa e falou sobre o Mercosul, o conflito Israel/Hamas, Venezuela e crise climática. 

Lula afirmou que quem não quer a paz "é porque tem outros interesses". Classificou o Hamas como terrorista, reafirmou respeito ao Tribunal de Haia.

"A guerra é um gesto inumano".

"Se o Putin vai ou não, ele vai ser convidado. Ele tem um processo, ele tem que aferir as consequências. Não sou eu que posso dizer", disse Lula ao ser questionado em um pronunciamento na Alemanha, onde cumpre agenda oficial. 

Em março de 2022, juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram mandados de prisão contra Putin e contra a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

"É uma decisão judicial. Um presidente da República não julga as decisões judiciais, ele cumpre ou não cumpre. O Putin está convidado para o G20 no Brasil, para os Brics no Brasil. E se ele comparecer, ele sabe o que vai acontecer, pode acontecer ou pode não acontecer", prosseguiu.

"Ele não faz parte desse tribunal [Penal Internacional]. Ele não é assinante desse tribunal, os Estados Unidos também não são. Como o Brasil é signatário, o Brasil tem responsabilidade", concluiu.

Clima
“Precisamos rediscutir a governança global para que a gente possa tomar decisão, sobretudo na questão ambiental, e termo certeza que as decisões serão colocadas em prática e não acontecer o que aconteceu até hoje com o protocolo de Quioto, que até hoje não foi assumido, no acordo de Paris, que até hoje não foi assumido”, afirmou Lula sobre a crise climática.

Assista a integra da coletiva:

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet