informe o texto

Notícias | Legislativo

Júlio Campos reúne-se com candidata à reitoria da UFMT

CAMPANHA PARA REITORIA DA UFMT

02/12/2023 - 20:35 | Atualizada em 02/12/2023 - 21:02

Redação

Júlio Campos reúne-se com candidata à reitoria da UFMT

Foto: Redação

Uma Universidade além de seus campi. Esse é o pensamento dos professores Iramaia de Paulo e Alex Neves, que lideram a chapa 4, intitulada “Abrace a UFMT”, com ela concorrendo à Reitoria, e ele candidato a vice-reitor. O “além dos campi” leva Iramaia e Alex a percorrerem gabinetes de autoridades com dupla finalidade: apresentarem seus planos para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e deixar claro que defendem a perfeita sintonia com todos os segmentos, sem excluir a classe política. Em razão disso, os dois visitaram o deputado Júlio Campos (União), na Assembleia Legislativa. 

O parlamentar foi professor da UFMT em seus primórdios, desejou sorte aos visitantes e lamentou que desde o período em que a professora Maria Lúcia Cavalli Neder foi reitora, “a Universidade se distanciou de Mato Grosso trocando o diálogo construtivo pelo discurso ideologizado”. 

A eleição na UFMT será em março e a campanha pela Reitoria está em ebulição, com quatro chapas concorrendo. Professora de Física formada pela UFMT, Iramaia conhece o verso e o reverso daquela instituição. Tanto quanto ela, Alex, que é engenheiro civil pela mesma Universidade, a conhece. Entre os dois há grande sintonia, e ele destaca que esse entendimento é compartilhado com grupos apoiadores e ex-reitores que abraçaram sua chapa.

Segundo a candidata, é preciso visão ampliada para reverter o sucateamento dos departamentos, áreas externas e o conjunto físico do campus em Cuiabá, que recebeu o nome do primeiro reitor, Professor Dr. Gabriel Novis Neves. Essa visão, no entendimento dela, impõe a abertura, ou seria “reabertura” - como a mesma sugere – de um canal de diálogo institucional sem matiz ideológica ou partidária. “O poder político conhece muito bem nossa Universidade e pode nos ajudar em sua condução”, salienta Iramaia.

Tanto Iramaia quanto Alex demonstram preocupação com professores e servidores, que mesmo sendo regidos pela padronização nacional de salário universitário, podem receber atendimento humanizado da Reitoria, que deve lhes oferecer um ambiente mais salubre e fortalecer o sistema de funcionamento em alguns casos híbridos, com a realização das tarefas externamente, em casa.

Agradecido pela visita dos professores que disputam a Reitoria, Júlio Campos destacou seus laços com a UFMT observando que sua esposa, a professora Isabel Campos “viveu intensamente a UFMT até se aposentar”, e que ele integrou um grupo que se dispôs a participar dos primeiros quadros de professores”. O deputado lamentou o distanciamento da UFMT, que há anos teima em se manter distante da classe política, o que mudou o relacionamento da Reitoria, mantendo-a isolada e alheia a Mato Grosso. Júlio Campos espera que a UFMT volte a adotar a política de mão dupla, por meio de seus professores e de suas fundações. “Queremos a volta do compartilhamento de tarefas e dos sonhos em comum”, resumiu. Iramaia se comprometeu, uma vez eleita, a restabelecer a saudável interatividade com todos, indistintamente.

A UFMT é uma Universidade nova. Completa 53 anos de criação no dia 10 deste mês de dezembro. Seu campus principal é o de Cuiabá, secundado pelos campi de Sinop e Barra do Garças, o que permite boa capilarização na medida em que o ensino superior chega ao aluno invertendo o caminho de ida à faculdade.

OTIMISMO - Os professores Iramaia e Alex citam que a recepção à chapa 4 tem sido a melhor possível. Ambos creditam esse cenário à vontade de mudança por parte da comunidade acadêmica, o que reflete na sociedade externa. “Nós representamos esse desejo, porque nossa meta é exatamente o que a maioria quer, ou seja, a UFMT para todos, e em nome desse princípio nossa chapa recebeu o nome de Abrace a UFMT.

DECÁLOGO – A proposta da chapa 4 para a UFMT está calcada num decálogo universitário e administrativo, elaborado após exaustivos debates com professores, alunos, servidores e o público externo, e que sintetiza suas propostas:

1 – Excelência Acadêmica
2 – Fomento à Pesquisa
3 – Extensão e Interação com a Sociedade
4 – Eficiência Administrativa
5 – Valorização da Comunidade Universitária
6 – Ambiente de Trabalho Inspirador
7 – Transparência e Participação
8 – Inovação Sustentável
9 – Conexão com a Comunidade
10 – Crescimento Responsável 

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet