informe o texto

Notícias | Malagueta

NEM O PL ACREDITA NA CASSAÇÃO DE JANONES

CÂMARA FEDERAL

02/12/2023 - 11:05

Redação

NEM O PL ACREDITA NA CASSAÇÃO DE JANONES

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Apesar de ter pedido a cassação de André Janones ao Conselho de Ética por causa da acusação de rachadinha em seu gabinete, o PL não aposta uma única ficha de que o deputado do Avante tenha, de fato, o mandato cassado pelos colegas da Câmara.

O motivo para essa descrença está na época da gravação. Janones foi flagrando propondo um esquema de rachadinha em um áudio de 49 minutos durante uma reunião que ocorreu no Congresso em meados de fevereiro em 2019, na legislatura que se encerrou em 2022.

Há um entendimento entre integrantes do Conselho de Ética de que Janones não pode ser punido por um fato ocorrido antes do mandato em vigor. Assim, o deputado ficaria livre de uma cassação já que foi eleito novamente em 2022 para essa nova legislatura.

Aliás, foi exatamente essa a justificativa de 265 deputados da Câmara quando decidiram absolver Jaqueline Roriz de um pedido de cassação em 2011 após ela ter sido flagrada recebendo dinheiro de Durval Barbosa, o delator do mensalão do DEM. O vídeo era de 2006, portanto, anterior ao mandato dela.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/12/por-que-nem-o-pl-aposta-na-cassacao-de-janones-por-rachadinha.ghtml

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet