informe o texto

Notícias | Legislativo

Botelho entrega patrulhas e veículos para pequenos produtores da baixada cuiabana

PLANTIO MECANIZADO

27/11/2023 - 19:37 | Atualizada em 30/11/2023 - 19:53

Itimara Figueiredo / ALMT

Botelho entrega patrulhas e veículos para pequenos produtores da baixada cuiabana

Foto: Vanderson Ferraz (ALMT)

As associações de pequenos produtores rurais de Cuiabá receberam patrulhas mecanizadas e veículos utilitários novos para fomentar a Agricultura Familiar na baixada cuiabana. Investimentos viabilizados por meio de emendas do deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A entrega foi nesta segunda-feira (27), no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar de Várzea Grande. Foram entregues sete patrulhas mecanizadas, dois veículos utilitários e uma farinheira. Entre as associações beneficiadas estão: Monte Sinai, Gleba Pai Joaquim, Comunidade Rio dos Médicos, Pico do Amor, Central das Associações Rurais de Cuiabá, Cinturão Verde no Pedra 90, e Três Pedras em Nossa Senhora da Guia.

Defensor do setor, Botelho lembrou que desde quando assumiu como deputado percebeu que a agricultura familiar estava abandonada. Pois o Estado é líder no agronegócio. De lá para cá, as ações já dão resultados: Além dos maquinários, viabilizou avanços para a regularização fundiária e perfuração de poços artesianos nas comunidades.


“Hoje essa entrega é um grande avanço para essas comunidades. Fizemos o enfrentamento junto ao governo para reforçar o orçamento da agricultura familiar. Até 2018, o orçamento não cobria a folha de pagamento. Depois do nosso trabalho, isso aumentou. Agora, são mais de R$ 300 milhões e a secretaria [SEAF] tem condições de fazer a entrega de equipamentos e assistência técnica. Estamos evoluindo, criando o Fundo de Aval (concessão de crédito para o pequeno agricultor), que vai ajudar muito mais”, disse Botelho.

Representando a secretária Teté Bezerra, o adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, o Luluca Ribeiro, reafirmou o compromisso da pasta. “A mecanização do campo é papel da SEAF. Com apoio da Assembleia Legislativa, o governo do Estado está trabalhando muito. E o deputado Botelho com as emendas investiu na Baixada Cuiabana, com a entrega de tratores, implementos e veículos para transporte da produção”.

PARCERIA

A Central das Associações Rurais de Cuiabá (CAR – CBÁ) é outra parceira do pequeno produtor rural. Ela dá apoio jurídico, administrativo e contábil, para as 18 associações filiadas. De acordo com o presidente da Central, Thiago Pedroso, um levantamento apontou que 92% da área geográfica da Capital são da agricultura familiar, dado importante, que alerta sobre a escolha da maioria dos adolescentes. Eles não ficam no campo.
“Escolhem a cidade, passam a ganhar em média um salário mínimo. Por isso, estamos fazendo esse planejamento com todas as comunidades filiadas para desenvolver a agricultura familiar, gerar emprego e renda. Queremos agradecer Botelho pelo trabalho, atendendo aos anseios dos pequenos trabalhadores”, destacou Pedroso.

Maquinário otimiza o trabalho

Pedro Aparecido de Souza, vice-presidente da Associação Monte Sinai, de Cuiabá, agradeceu o benefício. Lá, 400 famílias dependem do setor para o próprio sustento. “Há quatro anos não tínhamos essa oportunidade de hoje. Fazíamos tudo na enxada, o plantio era manual. Hoje, com a emenda de Botelho, que é pai da agricultura familiar, vamos ter nossa máquina para atender toda comunidade, e também, os vizinhos de Gamaliel e Lagoa Azul, melhorando o cultivo da rama de mandioca, milho, abóbora e abacaxi.

Garantia de investimentos – Valdomiro de França Arruda, presidente da Associação Pico do Amor, no Distrito Aguaçu, e Antônia Gomes, presidente da Associação Rio dos Médicos, também agradeceram os novos investimentos. “Estamos felizes porque Botelho está nos dando atenção, dando condições de trabalho para produzir muito mais”, concluiu Antônia Gomes, representante de 200 famílias, que aguardam ansiosas pela máquina.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet