informe o texto

Notícias | Brasil

PF deflagra operação contra organizadores de atos terroristas no Brasil ligados ao Hezbollah

Investigados ligados ao grupo Hezbollah estavam se preparando para realizar atos terroristas, diz PF

08/11/2023 - 12:31 | Atualizada em 09/11/2023 - 14:50

Redação

PF deflagra operação contra organizadores de atos terroristas no Brasil ligados ao Hezbollah

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira (8/11) a Operação Trapiche com o objetivo de interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país.

Policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Belo Horizonte, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.

Os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terroristas e de realizar atos preparatórios de terrorismo, cujas penas máximas, se somadas, chegam a 15 anos e 6 meses de reclusão.

Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação.

De acordo com informações da Polícia Federal, os investigados são ligados ao grupo extremista Hezbollah e tinham como alvos prédios da comunidade judaica no Brasil, inclusive sinagogas e a embaixada de Israel.

Balanço da ação:

MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos

Os dois presos são brasileiros. Um deles foi preso ao desembarcar de uma aeronave que veio do Líbano e o segundo, em São Paulo.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet