informe o texto

Notícias | Executivo

Prefeito de Cuiabá e dois vereadores são acusados de criar e divulgar fake news sobre compra de remédio

03/11/2023 - 10:26 | Atualizada em 05/11/2023 - 08:46

Cícero Henrique

Prefeito de Cuiabá e dois vereadores são acusados de criar e divulgar fake news sobre compra de remédio

Foto: Divulgação

Os vereadores por Cuiabá Sargento Vidal (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos), juntamente com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foram denunciados pelo procurador do Estado e co-interventor da Saúde de Cuiabá, Hugo Felipe Martins de Lima. 

Na representação, o procurador acusa os vereadores de propagar notícias falsas e difamação sobre a equipe de intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde da Capital. O prefeito foi acusado de compartilhar o vídeo postado por Vidal, ao lado de Kero Kero, mostrando a embalagem de produto adquirido pela SMS que, segundo eles, seria placebo. "Esse produto foi comprado errado. Foram comprados 30 mil frascos de suplemento. Vou chamar de placebo, mas acontece que 30 mil unidades desse produto valem mais de R$ 170 mil" disse o vereador Vidal no vídeo (veja ao final).

Segundo o co-interventor, o Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá comprou o medicamento Acetilcisteína 20mg/ml, frasco 120ml, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc). O laboratório entregou o suplemento alimentar, com nome similar ao medicamento. 

Ainda segundo o co-interventor, ao tomar conhecimento do erro, tomou as medidas necessárias para separação dos produtos do CDMIC e recolheu os itens que haviam sido distribuídos para as unidades de saúde. Os servidores foram advertidos por escrito, incluindo farmacêuticos, que não realizaram a conferência adequada do produto no momento do recebimento dos mesmos.

Outro lado

O vereador Sargento Vidal (MDB), rebateu a representação criminal realizada pelo gabinete de Intervenção Estadual. “A Acetilcisteína é um remédio usado para tratar síndromes gripais graves, dentre elas a pneumonia infantil. O que estava sendo entregue para a população é placebo – componente elaborado para ter a aparência exata de medicamentos real, mas que é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar. Inclusive que não tem aprovação da Anvisa e nenhuma eficácia contra doenças. Ou seja, a Intervenção colocou em risco a vida de pessoas, especialmente crianças que deveriam receber medicamento, mas receberam amido e açúcar”, disse.

"Não sei onde eles estão encontrando embasamento técnico para chamar essa verdade de fake news. Mas com toda certeza, fica nítida a tentativa de usar o judiciário para tentar nos calar. Sou vereador, estou pautado pela verdade e estamos apurando muitas outras denúncias graves. A CPI não acabou e muitas coisas virão à tona”, reforçou Vidal, destacando ainda que nenhuma tentativa de cerceamento prosperará contra seu dever de vereador de fiscalizar", concluiu.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sargento Vidal (@sargento.vidal)

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet