informe o texto

Notícias | Executivo

Briga por terras em MT entre fazendeiro e família Caiado vai parar na justiça

28/10/2023 - 10:23 | Atualizada em 29/10/2023 - 09:30

Redação

Briga por terras em MT entre fazendeiro e família Caiado vai parar na justiça

Foto: Valer Camargo/Agência Brasil

No último dia 11 de outubro, o pecuarista Gilmar dos Reis, proprietário de uma área de 5.324 hectares na zona rural do município de Cocalinho, no estado do Mato Grosso, representado por seu advogado, Dr. Emílio Fernandes de Lima, entrou com uma ação de Interdito Proibitório na Justiça. Essa ação é um mecanismo processual de defesa da propriedade. A ação foi movida contra Aguinaldo Caiado Parrote, membro da família do governador Ronaldo Caiado.

A ação alega que a área em questão está situada dentro de um parque ambiental, especificamente a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Araguaia, que é uma área de preservação permanente. Aguinaldo Caiado Parrote possui uma propriedade rural vizinha à do Sr. Gilmar.

O proprietário relata que Aguinaldo, junto com outras pessoas, incluindo indivíduos conhecidos como João e Rogério, além de outros não identificados, estavam invadindo sua propriedade sem autorização. Eles estavam colocando gado para pastar nas áreas de pastagem e vegetação e depois não assumiam a responsabilidade pelo gado. A grande extensão da área e a densa vegetação dificultavam a detecção imediata da presença de invasores, tornando difícil a identificação durante as inspeções.

Outro motivo para entrar com a ação, aconteceu quando Gilmar dos Reis descobriu que haviam ocorrido crimes ambientais na propriedade. O desmatamento ilegal de uma área de aproximadamente 50 alqueires e o furto de madeira. A Polícia Militar Ambiental confirmou o desmatamento, uma vez que se tratava de uma área de preservação sob monitoramento.

Na ação proposta, a defesa do Sr. Gilmar pede a proibição judicial da entrada dos vizinhos na área, com a imposição de multa em caso de violação. “A defesa foi contratada para realizar denúncia junto aos comandos da PM/MT e PC/MT, informando a ocorrência de crime de desmatamento ilegal na área da APA do rio Araguaia, na propriedade do nosso cliente” afirmou Emílio Fernandes, advogado do dono da propriedade.

No entanto, enquanto a justiça ainda avalia a liminar, no último dia 22, Gilmar dos Reis foi à propriedade, acompanhado de seu gerente. Ao chegarem à sede da fazenda, perceberam a presença de um indivíduo armado. Eles o renderam e chamara a Polícia Militar do Mato Grosso, mantendo-os no local até a chegada dos agentes, que efetuaram a prisão. De acordo com o boletim de ocorrência, o invasor era Ailton Rodrigues Siqueira Silva, que afirmou trabalhar e residir na propriedade vizinha, a serviço de Aguinaldo Caiado Parrote, há 12 anos. A PM encontrou com Ailton uma espingarda calibre 32 sem registro, com duas munições intactas e sete deflagradas, além de uma espingarda calibre 12 e uma munição deflagrada, com registro, mas sem identificação do proprietário. Entre os objetos apreendidos, havia uma camisa de uniforme da Polícia Militar de Goiás.

A defesa de Gilmar dos Reis não apenas moveu a ação no Tribunal de Justiça do Mato Grosso, mas também acionou o Ministério Público do MT e Federal e aunda o Ministério da Justiça para lidar com a situação.

https://goias24horas.com.br/192276-briga-por-terras-entre-fazendeiro-e-familia-caiado-vai-parar-na-justica/



 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet