informe o texto

Notícias | Brasil

PF encontra pedras preciosas durante execução de mandados da Operação Adamas

Mato Grosso era corredor do tráfico de pedras preciosas extraídas no norte do país

26/10/2023 - 12:33 | Atualizada em 27/10/2023 - 10:33

Redação

PF encontra pedras preciosas durante execução de mandados da Operação Adamas

Foto: Divulgação/PF

  A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26/10) a Operação “Via Adamas” que visa combater a comercialização de diamantes extraídos ilegalmente no estado de Rondônia enviados ao estado de São Paulo. 

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Cáceres-MT, cumpridos nas cidades de Cacoal/RO, Tupaciguara/MG, Ituiutaba/MG, Patos de Minas/MG, Sorocaba/SP.

As investigações tiveram início com flagrante realizado pela Polícia Rodoviária Federal na cidade Pontes e Lacerda/MT em agosto de 2021. Na ocasião um casal foi preso com 23 pedras de diamantes compradas em Cacoal/Ro. Esse mesmo investigado foi novamente preso em 10/10/2022 com uma carga de alexandrita avaliada em mais de 128 milhões de reais em Juiz de Fora/MG.

 As investigações mostraram que o esquema era comandado por uma associação criminosa atuante no estado de Minas Gerais que intermediava a compra e venda de pedras preciosas extraídas no norte do país, atravessando pelo estado de Mato Grosso com destino à região sudeste.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do investigado suspeito de ser o destinatário dos diamantes ilegalmente comercializado foi realizada uma prisão em flagrante.  Foram encontrados documentos de identidade e carteira de couro com o brasão da República Federativa do Brasil em nome do investigado com os dizeres “ordem do mérito cívico e cultural – comendador”.




Dessa forma foi caracterizado o crime de falsificar ou fazer uso indevido de sinal identificador de entidade da Administração Pública, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa.

Durante as buscas em Tupaciguara/MG, foram encontradas 12 pedras na cor verde que passarão por perícia para verificar se realmente se tratam de pedras preciosas.

Fotos e informações da Polícia Federal em Mato Grosso
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet