informe o texto

Notícias | Brasil

Governo demite servidores da Abin presos em operação da PF sobre rastreamento ilegal de celulares

21/10/2023 - 07:16 | Atualizada em 22/10/2023 - 11:01

Redação

Governo demite servidores da Abin presos em operação da PF sobre rastreamento ilegal de celulares

Foto: Reprodução/Redes sociais

O governo federal demitiu, hoje, dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência que foram presos em operação da Polícia Federal que investiga o de uso de sistemas de GPS para rastrear celulares sem autorização judicial.

As demissões de Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki foram publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União” e foram assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Eles ocupavam o cargo de oficial de inteligência da Abin e, segundo a publicação no “Diário Oficial da União”, foram demitidos por participarem de gerência ou administração de sociedade privada, exercerem o comércio e por improbidade administrativa.

Nesta sexta-feira, mais cedo, a Polícia Federal cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, além dos dois de prisão preventiva, para apurar supostas irregularidades na conduta de servidores da Abin.

A operação deflagrada pela PF investiga um suposto esquema de rastreamento ilegal de celulares. Segundo a TV Globo e a GloboNews apuraram, Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky foram presos porque tinham conhecimento do suposto esquema e coagiram colegas para evitar uma possível demissão. Em nota, a agência informou que instaurou um procedimento para apurar a questão.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet