informe o texto

Notícias | Brasil

Onda de calor brutal atinge o Centro-Oeste com recorde de máximas

Máxima em Cuiabá pode ser recorde

17/10/2023 - 14:06 | Atualizada em 19/10/2023 - 08:12

Redação

Onda de calor brutal atinge o Centro-Oeste com recorde de máximas

Foto: Metsul

Nova onda de calor deve ser mais forte que a anterior, com máximas de até 45ºC no CO

Uma brutal onda de calor se instala no interior da América do Sul com temperaturas que se aproximam dos 47ºC e será sentida no Brasil com possibilidade de marcas históricas no Centro-Oeste brasileiro, alerta a MetSul Meteorologia. Máximas de 43ºC a 45ºC vão ser registradas na Região Centro-Oeste nos próximos dias com calor extraordinário em parte da região.

O bolsão de ar excepcionalmente quente entre o Norte da Argentina, o Paraguai e a Bolívia vai migrar para o Centro-Oeste do Brasil. Com isso, vários estados brasileiros vão ter máximas acima de 40ºC no decorrer dos próximos dias com pior do calor situado sobre o Centro-Oeste. Os termômetros devem indicar mais de 40ºC em cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, interior da Bahia, Oeste do Triângulo Mineiro, Maranhão, Piauí e pontos isolados do Pará e do Sudoeste do estado do Amazonas.

A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o contestado recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C. Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de calor extremo.

Inmet emite alerta laranja

O Inmet emitiu alerta laranja para calor extremo na região Centro-Oeste, com início hoje (17) até 21/10. O alerta laranja significa risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias.

As máximas em Cuiabá ficam acima de 40ºC, podendo chegar a 44ºC no dia 21/10.





 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet