informe o texto

Notícias | Brasil

Ex-gerente de banco suspeito de operar esquema de pirâmide financeira é alvo de operação da PF

Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 32 milhões em patrimônio

17/10/2023 - 08:29 | Atualizada em 17/10/2023 - 18:37

Redação

Ex-gerente de banco suspeito de operar esquema de pirâmide financeira é alvo de operação da PF

Foto: Divulgação/PF

 A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17/10) a Operação Cúpidos, visando reprimir crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a economia popular e a lavagem de dinheiro.

Na ação de hoje, estão sendo cumpridos um mandado de prisão e nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville/SC, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e Petrolina/PE, além do bloqueio de cerca de R$ 32 milhões em patrimônio.

As investigações apontaram a existência de fortes indícios de que um ex-gerente de banco, que já havia sido demitido por crime de peculato, teria captado recursos de terceiros, entre 2019 e 2021, mediante falsa promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.

Esse tipo de fraude, conhecido como “esquema Ponzi” ou mesmo “pirâmide financeira”, resultou em prejuízo de milhões de reais aos investidores lesados.

Diante das provas obtidas, a Justiça Federal decretou o bloqueio e indisponibilidade de valores e bens de todos aqueles que lucraram com o esquema, incluindo os primeiros investidores, remunerados indevidamente em função do prejuízo de terceiros.

O principal operador do esquema segue foragido da justiça, com mandado de prisão preventiva a ser cumprido.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet