informe o texto

Notícias | Cidades

Eleição para conselheiros tutelares será neste domingo; saiba que documento é necessário

28/09/2023 - 18:25

Redação

Eleição para conselheiros tutelares será neste domingo; saiba que documento é necessário

Foto: Divulgação

Será realizada neste domingo (01/10), das 8h às 17h, em todo o estado de Mato Grosso, eleição para escolha de novos conselheiros tutelares. Para consultar o local de votação, o eleitor pode acessar o endereço (https://apps3.tre-mt.jus.br/consulta-local-votacao-conselho-tutelar/).

No momento da votação, é recomendável a apresentação do título de eleitor e documento de identificação com foto.

Poderão votar pessoas maiores de 16 anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 141 municípios de Mato Grosso, 98 farão uso das urnas eletrônicas para a escolha dos seus conselheiros tutelares e 41 optaram pelo uso da urna de lona. Dois municípios não solicitaram, até esta quinta-feira (28), ao Tribunal nenhum tipo de apoio para a realização do pleito.

Na Capital, o Edital 015/2023, publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), traz as regras para o dia da votação. Entre elas, está a proibição de utilização de aparelhos eletrônicos pelos eleitores dentro do local de votação. A apuração dos votos ocorrerá logo após o término da votação, a partir das 17h, no Centro Esportivo Dom Aquino.

Segundo informações da Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, 105 candidatos disputam as 30 vagas de titulares nos seis Conselhos Tutelares da Capital.

A promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza alerta que no dia da eleição é proibido o transporte de eleitores, o uso de alto falantes e amplificadores de som ou promoção de comício ou carreata, distribuição de material de propaganda política ou a prática de aliciamento, coação ou manifestação tendentes a influir na vontade do eleitor. Também é vedado qualquer tipo de propaganda eleitoral, inclusive "boca de urna". (Informações do MPMT)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet