informe o texto

Notícias | Executivo

Barranco: "PL está muito raivoso, odioso, conservador e antidemocrático, por isso é difícil uma aliança"

31/08/2023 - 12:38 | Atualizada em 31/08/2023 - 14:04

Cícero Henrique

Barranco:

Foto: Cícero Henrique/Caldeirão Político

O deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, Waldir Barranco, falou hoje (31) sobre a decisão do partido de permitir a aliança com o PL nas eleições municipais de 2024.

"Isso não muda nada na política. Mesmo quando havia antagonismo entre o PT e o PL nas eleições municipais, liberou [aliança], obviamente com cada regionalidade política. Caberá ao diretório municipal avaliar, nem sempre o que ocorre em São Paulo vale para Cuiabá", pontuou Barranco.

De acordo com o deputado, nem sempre a convivência entre os partidos em Cuiabá é como no interior, há muitas situações. Em algumas cidades do estado poderá haver proximidade no apoio de um ou outro partido, mesmo no Congresso Nacional, nas votações importantes, o presidente Lula contou com votos de muitos parlamentares do PL, lembrou.

Não há uma unanimidade de pensamento com relação a ser ultradireitista, alguns podem estar no PL, mas em determinado município pode ter uma proximidade, por isso o diretório nacional do PT tomou essa decisão ontem, como sempre tomou em certos momentos com o DEM e o PSDB.

Waldir Barranco diz, no entanto, que acha muito difícil uma possível aliança do PT com o Partido Liberal (embora em anos anteriores os dois partidos estiveram juntos), pois hoje "o PL está muito raivoso, odioso, conservador e antidemocrático". 

O pré-candidato autodeclarado do PL para disputar a Prefeitura de Cuiabá é o deputado federal Abilio Brunini, crítico ferrenho da esquerda.

— Por isso não acredito nessa possibilidade. Agora essa autonomia caberá ao diretório municipal do partido e depois da federação.

Com relação à federação dos partidos, a possível perda para alguns na eleição é coisa da política; agora a federação foi formada em 2021 e está consolidada até 2026, queira ou não estamos "casados", sem direito ao "divórcio" e temos que conviver, fazer as discussões, disse Barranco.

Em Cuiabá, os presidentes do PV, PT e PSB precisam conversar, dialogar, para acharem o melhor candidato, assinalou, lembrando que, em 2022, o PT teve uma candidata [Rosa Neide] muito forte e isso afugenta candidatos de outros partidos.

— O partido sente muito orgulho de ter dois nomes — Lúdio Cabral e a ex-deputada federal Rosa Neide — tão preparados para essa tarefa de disputar e governar, para trazer um projeto novo para governar Cuiabá. Agora, os critérios da escolha do candidato serão definidos pelo diretório municipal, porque tem a representatividade e todas as forças, e vai como todas as cidades acima de 200 mil eleitores, que terá segundo turno, tem essa tarefa de até novembro definir qual será o escolhido, e aqui na capital já se começa desenhar as pré-campanhas internas e ambos vão fazer essa caminhada.

Após a escolha do nome do candidato à Prefeitura de Cuiabá, ele ou ela será apresentado(a) à federação para definir, considerando que os partidos da federação poderão apontar um pré-candidato.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet