informe o texto

Notícias | Brasil

Deputado que admitiu ter financiado golpistas é alvo da 15ª etapa da Operação Lesa Pátria

29/08/2023 - 08:54 | Atualizada em 29/08/2023 - 16:33

Da Redação

Deputado que admitiu ter financiado golpistas é alvo da 15ª etapa da Operação Lesa Pátria

Foto: Divulgação/Alego

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 29/8, a 15ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, em desfavor de parlamentar estadual, em Goiânia/GO e Piracanjuba/GO. O alvo é o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil). Ele declarou em discurso no parlamento que financiou e participou dos atos antidemocráticos.

"Eu ajudei a bancar quem estava lá [...]. Eu ajudei, levei comida, levei água, dei dinheiro", disse.

"Mandem me prender, eu sou um bandido, um terrorista, um canalha, na visão de vocês", completou, em tom de ironia.


Demóstenes Torres, advogado do deputado, disse que o celular dele foi apreendido. "A defesa pedirá acesso aos autos que originaram a medida cautelar de busca e apreensão", disse. Ainda segundo a defesa, os mandados foram cumpridos nas casas do político em Goiânia e Piracanjuba.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet