informe o texto

Notícias | Brasil

PF vê ligação de Bolsonaro com desvio de joias e pede quebra de sigilo fiscal e bancário

12/08/2023 - 08:10 | Atualizada em 14/08/2023 - 10:36

Redação

PF vê ligação de Bolsonaro com desvio de joias e pede quebra de sigilo fiscal e bancário

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra do sigilo fiscal e bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O pedido ocorre após a deflagração da Operação Lucas 12:2, que apura se Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outros dois assessores do ex-chefe do Executivo 'atuaram para desviar presentes de alto valor recebidos em razão do cargo pelo ex-Presidente para posteriormente serem vendidos no exterior'. A informação é da jornalista Eliane Cantanhêde, do Estadão.

A investigação indica a possibilidade de o Gabinete Adjunto de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal da Presidência — responsável pela análise e definição do destino (acervo público ou privado) de presentes oferecidos por autoridade estrangeira ao Presidente — 'ter sido utilizado para desviar, para o acervo privado, presentes de alto valor, mediante determinação' de Bolsonaro.

Entre as provas obtidas na investigação, está um áudio obtido pela Polícia Federal (PF), que revelou uma conversa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, na qual houve a citação do valor de US$ 25 mil "possivelmente pertencentes" ao ex-presidente.

Conforme regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros deviam ser incorporados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), setor da Presidência da República responsável pela guarda dos presentes, que não poderiam ficar no acervo pessoal de Bolsonaro, nem deixar de ser catalogados.

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro será ouvida pela Polícia Federal. Ela foi citada Marcelo Camara em mensagens trocadas com Mauro Cid: "Porque já sumiu um [kit de joias] que foi com a dona Michelle".
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet