informe o texto

Notícias | Jurídico

STF decide destino de Carla Zambelli; Gilmar Mendes vota para torná-la ré.

11/08/2023 - 11:25 | Atualizada em 15/08/2023 - 10:42

Redação

STF decide destino de Carla Zambelli; Gilmar Mendes vota para torná-la ré.

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, nesta sexta-feira (11/8), o destino da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), para decidir se a parlamentar vai se tornar ré no caso em que se utilizou de arma de fogo e perseguiu um homem nas ruas de São Paulo, à vésperas das eleições de 2022. O ministro Gilmar Mendes foi o primeiro a votar e aceitar a denúncia contra a parlamentar feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Para Gilmar Mendes, ficou comprovado o “porte ostensivo de arma de fogo à véspera das eleições, em situação vedada e de risco, com a perseguição e submissão da vítima à restrição espacial”.

Ainda de acordo com o ministro, embora Zambelli “tenha porte de arma, o uso fora dos limites da defesa pessoal, em contexto público e ostensivo, ainda mais à véspera das eleições, em tese, pode significar responsabilidade penal”.

Denúncia

Em fevereiro, a parlamentar foi denunciada pela PGR por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Agora, se a denúncia for aceita, será aberta uma ação contra Zambelli. Ela terá, então, prazo para apresentar sua defesa. Será feita a instrução do processo, quando são colhidas provas dos fatos, e, somente após a conclusão de todas as etapas e do julgamento de mérito do caso, o Supremo decidirá se ela é culpada ou inocente.

 
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet