informe o texto

Notícias | Brasil

Dois servidores do INCRA e corretor são alvos de operação da PF no Pará

Corretor de imóveis e dois servidores só INCRA são alvos de busca e apreensão

07/08/2023 - 08:07 | Atualizada em 08/08/2023 - 13:34

Redação

Dois servidores do INCRA e corretor são alvos de operação da PF no Pará

Foto: Divulgação/PF

 A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (7/8) a operação Balcão de Negócios, com objetivo de investigar um grupo que seria responsável por falsificar e transferir, de forma fraudulenta, terras públicas da União para particulares.

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Itaituba/PA. Entre os alvos estão um corretor de imóveis e dois servidores só INCRA no município.

As investigações tiveram início após funcionários de um cartório de registros de imóveis local suspeitarem das assinaturas e da formatação de documentos do INCRA durante uma tentativa de transferência de imóvel público para terceiros. O cartório oficiou ao INCRA, que confirmou a falsificação dos documentos.

As investigações indicam que o grupo atuaria há vários anos oferecendo serviços dessa natureza na própria sede do INCRA no município.

Um corretor imobiliário, filho de um ex-titular do cartório de registro de imóveis na cidade, seria o elo entre os particulares interessados e os servidores que fraudariam a documentação.

O próprio INCRA já possuía diversos Procedimento Administrativos Disciplinares por fatos semelhantes contra servidores investigados.

Durante os levantamentos, um dos servidores investigados chegou a oferecer, espontaneamente, os serviços ilícitos aos policiais que atuavam de forma velada. As investigações seguem em andamento.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet