informe o texto

Notícias | Executivo

Relatórios da Abin e GSI apontam que Bolsonaro ignorou projeções sobre casos de mortes na pandemia

TRAGÉDIA DA COVID

29/07/2023 - 13:43

Redação

Relatórios da Abin e GSI apontam que Bolsonaro ignorou projeções sobre casos de mortes na pandemia

Foto: Reprodução

Agentes de inteligência do governo Jair Bolsonaro (PL) elaboraram mais de mil relatórios sobre a pandemia, projetando aumento no número de casos e mortes no Brasil, enquanto o ex-presidente boicotava medidas de combate à covid-19 e o acesso às vacinas.

Mantidos em sigilo durante a gestão passada, os documentos foram produzidos ao menos de março de 2020 a julho de 2021. O material tem folhas com carimbos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ou sem identificação de autor.

Os documentos reforçam que Bolsonaro ignorou, além das recomendações do Ministério da Saúde, as informações que eram levantadas por agentes de inteligência e dentro do próprPalácio do Planalto.

Os agentes da Abin e do GSI citam o distanciamento social e a vacinação como formas efetivas de controlar a doença, mostram estudos que desaconselham o uso da cloroquina e alertam sobre possibilidade de colapso da rede de saúde e funerária no Brasil.

Falta de transparência
Os relatórios ainda reconhecem falta de transparência do governo Bolsonaro na divulgação dos dados da pandemia, além de lentidão do Ministério da Saúde para definir estratégias de testagem e combate à doença.

A maior parte dos relatórios projeta três cenários de avanço de casos e mortes pela covid no Brasil, do mais ao menos grave, para cerca de duas semanas seguintes.

Bolsonaro contrariou técnicos da saúde e agentes de inteligência em frases e no comportamento durante a pandemia ao promover aglomerações e desdenhar das recomendações para evitar a propagação do vírus. Em março de 2020, ele disse que a doença "é muito mais fantasia", "não é isso tudo que a grande mídia propaga".

Em fevereiro do ano seguinte, afirmou que ainda havia "idiotas que até hoje ficam em casa". No mês seguinte, quando o Brasil chegou a marca de 320 mil mortos, o mandatário pediu o fim das "frescuras" e do "mimimi" sobre a doença.

Assista o vídeo abaixo

https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/07/28/bolsonaro-ignorou-projecoes-sobre-casos-e-mortes-na-pandemia-apontam-relatorios-oficiais.ghtml


 

Vídeo Relacionado

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet