informe o texto

Notícias | Executivo

Azar na votação, sorte na corrida eleitoral: Mauro Mendes capitaliza mesmo com derrota em Brasília

09/07/2023 - 09:49 | Atualizada em 10/07/2023 - 11:07

Cícero Henrique

Azar na votação, sorte na corrida eleitoral: Mauro Mendes capitaliza mesmo com derrota em Brasília

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (UB) foi um dos criticos da reforma tributária, chegou a dizer que o estado iria perder muito. Toda a imprensa ressaltou: o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entre todos os chefes dos Executivos estaduais, se posicionou frontalmente contra a reforma tributária votada e aprovada na Câmara Federal na última semana.

O resultado da batalha, com a derrota expressiva em votos, foi um revés para o comandante mato-grossense? À primeira vista, sim – mas só dessa forma.

Mauro Mendes conhece o jogo do Congresso Nacional e, pelos movimentos que se delineavam, já tinha ideia de como seria difícil evitar a aprovação da matéria, notadamente depois que o “capo” Arthur Lira (PP-AL) começou a descortinar seus ases.

No fim, com a larga margem de votos pró-reforma, o governador elogiou a aprovação do texto-base.

No balanço, porém, o que há? Mauro Mendes sai respeitado em três frentes: pelos adversários, por ter feito o jogo de fato “dentro das quatro linhas” democráticas – para usar uma expressão que esteve na moda recentemente; pelos aliados, porque conseguiu mostrar comando sobre os votos da bancada mato-grossense, que votou mais “não” do que “sim”, trazendo para sua posição até gente de partidos fidelizados pelo governo federal desde o fim do primeiro turno das eleições.

Portanto, se em termos de resultado factual a aprovação da reforma tributária foi um desgosto pessoal, em se tratando de projeto para 2026, coisa que Mauro Mendes não nega que pretende, a coisa não ficou tão ruim assim para o governador.

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet