informe o texto

Notícias | Cidades

Operação Escroque: PF cumpre mandados em Barra do Garças e Confresa

04/05/2023 - 13:04 | Atualizada em 04/05/2023 - 13:32

Redação

Operação Escroque: PF cumpre mandados em Barra do Garças e Confresa

Foto: Divulgação/PF

A Força-Tarefa de Segurança Pública do Estado de Goiás – coordenada pela Polícia Federal, e composta pela Polícia Militar do Estado de Goiás, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Polícia Penal do Estado de Goiás. no âmbito da Operação Escroque, cumpriu mandados judiciais em Mato Grosso, nos municípios de Confresa e Barra do Garças. 

A operação visa o combate a fraudes de seguro de veículos automotores e de cargas.

Foram expedidos 15 mandados judiciais pela 2ª Vara especializada no processamento e julgamento de ações relativas ao crime organizado em Goiânia/GO, sendo 3 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Aragarças/GO, Goiânia/GO, Barra do Garças/MT, Confresa/MT, Santana do Araguaia/PA e Londrina/PR.

Foram apreendidos armas, munições e veículos.



Investigações
As investigações tiveram início em outubro de 2022, a partir do conhecimento de que uma suposta organização criminosa estaria atuando além dos limites territoriais do Estado de Goiás, na prática de delitos, como comunicação falsa de crime, estelionato, receptação e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, o modo de agir do grupo criminoso consiste na comunicação falsa de crime contra o patrimônio (furto ou roubo do veículo automotor segurado ou de cargas), no qual o comunicante se passa por vítima, a fim de permitir o recebimento do valor correspondente ao bem segurado. Posteriormente, as cargas seguradas eram vendidas a terceiros e os veículos, a proprietários de “desmanches”.

A importância do combate a este tipo de delito repercute inclusive na precificação dos prêmios de seguros, seja porque a seguradora reajusta o preço com base no desequilíbrio da carteira, seja porque já inclui antecipadamente no preço da apólice um valor para fazer frente às fraudes que ela indenizará. O nome da operação significa, literalmente, aquele que se apodera de bens alheios por meios ardilosos e fraudulentos.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet