informe o texto

Notícias | Brasil

Vacina Covid-19 é incorporada ao PNI; Saúde compra mais 750 mil doses de Coronavac

08/01/2023 - 07:32 | Atualizada em 08/01/2023 - 08:10

Redação

Vacina Covid-19 é incorporada ao PNI; Saúde compra mais 750 mil doses de Coronavac

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde assinou, na última sexta-feira (6), um aditivo para a compra de mais 750 mil doses de vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan. Um novo aditivo deve ser assinado nos próximos dias, garantindo a compra de 2,6 milhões de doses no total.

“Recebemos o Ministério da Saúde com desabastecimento de vacinas pediátricas., disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em comunicado à imprensa ainda na sexta-feira.

Dessa maneira, as primeiras doses devem ser usadas para dar continuidade a vacinação de crianças de 3 a 11 anos. Os imunizantes devem ser entregues na próxima semana e distribuídos a todos os estados e Distrito Federal de maneira isonômica, conforme solicitação de cada ente federativo e do cálculo de público-alvo em cada região. A pasta segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais breve possível.

Covid-19 no calendário nacional de vacinação

A secretária também ressaltou que a vacina Covid-19 será incorporada ao calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A inclusão será discutida na próxima reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai), no dia 10 de janeiro. “É possível que a pauta da [reunião da Ctai] seja a antecipação desse calendário de vacina contra a Covid-19, tendo em vista um cenário de novas variantes, proximidade do Carnaval e a cobertura muito pequena de doses de reforço”, disse Ethel Maciel.

O aumento das coberturas vacinais é uma das principais metas da nova gestão, que vai reorganizar os fluxos de demanda junto aos estados e municípios para garantir que os imunizantes cheguem ao braço da população.

“Nós compreendemos a relação com o Conas e Conasems, que é de parceria. Não há relação hierárquica, ela é tripartite, onde os três entes da federação precisam se comprometer com as ações e estratégias do novo governo e da pasta da Saúde, que a ministra Nísia Trindade acaba de assumir”, destacou a secretária.

Fim do sigilo

Ethel Maciel afirmou ainda que vai derrubar a determinação de sigilo sobre informações discutidas na Ctai. “O alinhamento do governo é que nós possamos trabalhar com transparência, com todos os dados. A reunião será na próxima terça (10/01), com especialistas que vão ajudar a definir as nossas ações”, disse.
(Com informações do Ministério da Saúde)
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet