informe o texto

Notícias | Executivo

Governo de MT notifica a Prefeitura de Cuiabá para abrir leitos de UTIs Covid-19

Foram detectados casos de subvariante da ômicron na capital, que tem alto número de internados

27/12/2022 - 18:55 | Atualizada em 28/12/2022 - 18:27

Redação

Governo de MT notifica a Prefeitura de Cuiabá para abrir leitos de UTIs Covid-19

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde protocolou nesta terça-feira (27.12) notificação requisitória para que a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do município abram leitos hospitalares para tratamento da Covid-19.

A requisição é necessária porque a prefeitura não tem, no momento, nenhum leito de UTI Covid-19 aberto à disposição da população cuiabana, apenas cinco leitos de UTIs pediátricas estão em funcionamento no município.

A notificação determina que a gestão municipal “proceda a imediata abertura de leitos clínicos e leitos de UTI voltados ao atendimento Covid-19 em caráter de urgência, visto que o município se encontra em 1º lugar no índice do painel quanto ao maior número de casos e internados por agravante, devendo tomar providências urgentes”.

O documento destaca que o Centro de Operações de Emergência apresentou comunicado de risco, apontando que a capital é um dos municípios com maior incidência de casos e pacientes internados com agravamento da Covid-19. Além disso, em Cuiabá foram detectados casos de subvariante da ômicron.

O comunicado considera ainda que a rede estadual manteve leitos clínicos e de UTI em funcionamento, porém está com taxa de internação de leitos de UTI Covid-19 em 100%. E, pontua que também cabe aos municípios a responsabilidade de abertura de leitos.

Nesta terça-feira, o boletim epidemiológico da SES aponta que Mato Grosso tem 856.220 casos confirmados de Covid-19, sendo 837.675 recuperados e 2.699 em monitoramento. O número de óbitos alcança 15.295.

Já em Cuiabá, o número de casos confirmados é de 147.734, sendo 407 em monitoramento. O boletim ainda aponta que o número de óbitos da Covid-19 no município é de 3.727, ou seja, a taxa de letalidade da doença na capital é de 2,5%.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet