informe o texto

Notícias | Brasil

A verdade sobre o código-fonte das urnas eletrônicas e as Forças Armadas

Forças Armadas analisaram o código-fonte em agosto de 2022

15/11/2022 - 08:40 | Atualizada em 17/11/2022 - 09:11

Da Redação

A verdade sobre o código-fonte das urnas eletrônicas e as Forças Armadas

Representantes das Forças Armadas durante verificação do código-fonte

Foto: TSE

Os códigos-fonte, que são as linhas que contêm as instruções que fazem determinado programa funcionar, foram abertos para inspeção das entidades autorizadas a fiscalizar o sistema eleitoral no dia 4 de outubro de 2021.

Todas as instituições autorizadas a participar dos processos de auditoria – entre elas, as Forças Armadas, a Polícia Federal, o Ministério Público e departamentos de tecnologia da informação de universidades, por exemplo – tiveram um ano inteiro para conferir o conjunto de linhas de programação que geram comandos para a urna eletrônica.

No dia 1º de agosto de 2022, o TSE recebeu um pedido de inspeção das Forças Armadas, que foi prontamente atendido. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu representantes da entidade em duas ocasiões. A primeira foi no dia 3 de agosto, quando técnicos da instituição assistiram a palestras sobre a votação eletrônica e iniciaram a inspeção. Na semana do dia 12 de agosto, representantes da entidade voltaram ao TSE para analisar o código e obter mais informações sobre a composição física e o funcionamento da urna.

No dia 12 de agosto, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, mostrou aos convidados toda a cadeia de segurança do hardware da urna, explicando a completa operacionalidade do equipamento. Azevedo indagou aos participantes qual urna eles gostariam de analisar, sendo escolhido o modelo UE 2020. A urna então foi aberta, seus componentes foram expostos, e todas as funcionalidades foram explicadas de forma minuciosa pelo servidor do Tribunal.

Rafael Azevedo também demonstrou o desempenho do equipamento, desde quando foi ligado na tomada de energia, passando pela integral performance, simulando uma votação até o desligamento do aparelho.
Os representantes das Forças Armadas analisaram o código-fonte até o dia 19 de agosto, e não apontaram irregularidades naquela oportunidade.

Participam da inspeção os seguintes técnicos das Forças Armadas indicados pelo Ministério da Defesa: Coronel Marcelo Nogueira de Sousa (Exército); Coronel Ricardo Sant’ana (Exército); Capitão Marcus Rogers Cavalcante Andrade (Marinha); Capitão Hélio Mendes Salmon (Marinha); Capitão Vilc Queupe Rufino (Marinha); Tenente-Coronel Rafael Salema Marques (Força Aérea); Major Renato Vargas Monteiro (Exército); Major Márcio Antônio Amite (Exército); e Capitão Heitor Albuquerque Vieira (Força Aérea). (Informações do TSE).

Portanto, as publicações nas redes sociais que afirmam que as Forças Armadas não tiveram acesso ao código-fonte são falsas e enganosas. Antes de compartilhar publicações, verifique a informação nos órgãos oficiais, não compartilhe fake news. Não houve fraude nas eleições 2022 no Brasil. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet