informe o texto

Notícias | Malagueta

CHICO CESAR LANÇA "BOLSOMINIONS"

MPB DA RESISTÊNCIA

15/09/2022 - 22:33 | Atualizada em 16/09/2022 - 15:28

Redação

CHICO CESAR LANÇA

Foto: Divulgação

Um grau acima na fervura em que frita suas letras mais e mais desde o disco Estado de Poesia, de 2018, Chico Cesar lança a canção mais direta entre tudo o que se viu cantar em repúdio ao presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores mais extremados. Bolsominions, a canção, abre assim: “Bolsominions são demônios / Que saíram do inferninho / Direto pro culto / Pra brincar de amigo oculto / Com satã num condomínio.” Não é uma canção longa, mas é intensa, e derrete a essência de seus personagens centrais, os bolsominions, em cada verso. “Bolsominions são vergonhas / Que pastavam distraídas / Burrice imodesta / O horror à festa / E a risada instruída.” Até chegar o refrão: “A bolsa de valores sem valores / Os corpos malhados sem alma / O sangue de barata e a raiva / De toda humanidade que não quer ser salva.”

Mas, tecnicamente, o que seria um “bolsominion”? Embora ainda não haja catalogação junto aos maiores dicionários do País, o termo é encontrado na Wikipedia. Diz lá que se trata de um nome “pejorativo, usado por opositores do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para se referir a um segmento de apoiadores.” Mas diz mais: “Os bolsominions são descritos como pessoas de extrema-direita intransigentes, reacionárias e adeptas à intervenção militar para solucionar os problemas relacionados à saúde pública, educação, segurança. São pessoas com medo e impotência diante do jogo socioeconômico e são adeptas do anti-intelectualismo”, informa a enciclopédia livre da internet.

Ouça o vídeo abaixo

https://www.estadao.com.br/cultura/musica/chico-cesar-lanca-bolsominions-e-se-torna-a-voz-de-oposicao-mais-contundente-da-musica-brasileira/


 

Vídeo Relacionado

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet