informe o texto

Notícias | Legislativo

Entenda por que disputa para senador está inteiramente aberta em Mato Grosso

ELEIÇÕES 2022

15/08/2022 - 19:35 | Atualizada em 23/08/2022 - 10:51

Cícero Henrique

Entenda por que disputa para senador está inteiramente aberta em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Há eleições “fechadas” e eleições “abertas”. O governador Mauro Mendes, do União Brasil, integra, possivelmente, o grupo dos que vão disputar eleições fechadas, pois tende a ser reeleito no primeiro turno. Trata-se de um peso-pesado disputando com pesos-pena. Porém, para senador, se dá o contrário: o quadro está inteiramente aberto.

Segundo as pesquisas de intenção de voto, o senador Wellington Fagundes, do PL, leva uma vantagem.

Por que o favoritismo de Fagundes? Talvez porque seja o mais conhecido. Talvez porque os demais candidatos demoraram a se apresentar como postulantes efetivos. Talvez porque os eleitores estejam avaliando que, se não era possível apoiá-lo para o governo, podem bancá-lo para senador.O fato é que, com a campanha, com a apresentação dos candidatos e com as críticas, possivelmente contundentes, o quadro pode mudar, daí se dizer que a eleição para senador está aberta. Quiçá abertíssima. Por isso não se deve ficar surpreso se o líder de hoje terminar o pleito em terceiro lugar. Uma coisa é certa: Fagundes, por ser o primeiro colocado nas pesquisas, será aquele que “apanhará” mais dos adversários. Será um alvo “grande” e “fixo” para “arqueiros” e “atiradores” de elite.

O postulante do PP, Neri Geller, é um político dos mais articulados e hábeis. Além da estrutura que será capaz de montar, o ex-ministro sabe como articular uma base político-eleitoral ativa e eficiente (e tem apoios para além do partido Progressistas). É moderado, e se movimenta mais nos bastidores e é propositivo. Mas, para tentar ganhar a eleição, certamente partirá para o enfrentamento com seus principais adversários. Ele conta com aliados importantes, como o prefeito de Cuiabá (capital de Mato Grosso), Emanuel Pinheiro e do senador Carlos Fávaro. Pode surpreender, virar o jogo e ser eleito. Dada sua ligação com o ministro Ciro Nogueira e com o presidente da Câmara dos Deputados.

Atribui-se ao cientista político e analista de pesquisas Antônio Lavareda a fala de que os eleitores definem primeiro os candidatos a governador, presidente e deputado federal e estadual e só mais tarde o candidato a senador. Então, o quadro de hoje tende a não ser fixo e, portanto, pode ser mudado com campanha.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet