informe o texto

Notícias | Executivo

Partido dos Trabalhadores flerta com Bivar em troca de apoio do União Brasil a Lula

ELEIÇÕES 2022

28/07/2022 - 13:29 | Atualizada em 28/07/2022 - 13:39

Redação

Partido dos Trabalhadores flerta com Bivar em troca de apoio do União Brasil a Lula

Foto: Reprodução

Em política tudo é possível, o que era adversário antes pode virar aliado hoje. Que o diga o Centrão e Bolsonaro.

​Quase dois meses depois de lançar a pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar (PE) à Presidência da República, o União Brasil pode recuar do seu projeto presidencial. Bivar conversou duas vezes, recentemente, com o petista, que fez acenos para atraí-lo ao seu palanque. O deputado é simpático a uma eventual aliança com o petista, mas teme pela desagregação do partido, que reúne ferrenhos adversários do ex-presidente, como o ex-juiz Sergio Moro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O primeiro é pré-candidato ao Senado pelo Paraná e o segundo disputa a reeleição.

De acordo com fontes ouvidas pelo Congresso em Foco, Lula sinalizou com a possibilidade de a bancada do PT apoiar a candidatura de Bivar à presidência da Câmara, um sonho antigo do pernambucano. Antes disso, o petista se empenharia na reeleição de Bivar como deputado, hoje considerada difícil diante da disputa na legenda com outros dois candidatos considerados mais competitivos. “Bivar realmente vem falando com o PT. E isso é um desejo dele. Agora, não seria fácil. Muitos setores do partido agiriam amplamente contra esse projeto. Eu não vejo viabilidade”, disse em anonimato um interlocutor do parlamentar.

Formado a partir da fusão do PSL e do DEM, internamente o União Brasil tem um consenso: a candidatura de Bivar nunca andou e há um risco eminente de se manter neutro no primeiro turno e não apoiar, oficialmente, qualquer candidatura presidencial. A ideia inicial de algumas lideranças do partido era deixar que os diretórios estaduais escolhessem seus candidatos a presidente no caso de uma eventual desistência de Bivar. Isso porque há alas na legenda próximas a Jair Bolsonaro, outras simpáticas a Lula e uma terceira refratária a qualquer um dos dois e que optaria, no primeiro turno, por se aliar a Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB).

O vice-líder do União Brasil na Câmara Júnior Bozzella (União-SP) afirma que é natural os partidos se movimentarem, procurando uns aos outros, nessa fase do processo eleitoral. Embora não confirme a aproximação do partido com Lula, ele reconhece que a polarização entre o ex-presidente e Bolsonaro já está consolidada na disputa presidencial, o que dificulta os planos iniciais de Bivar. O parlamentar, no entanto, não considera incontornável a candidatura do pernambucano. Bozzella disse que defende uma “frente ampla” dos partidos de direita e de esquerda contra o projeto de reeleição de Bolsonaro. Para ele, o que está em jogo na eleição presidencial deste ano é a democracia.
 

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/pt-faz-acenos-a-bivar-em-troca-de-apoio-do-uniao-brasil-a-lula/

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet