informe o texto

Notícias | Cidades

Polícia Civil integra operação de combate ao desmatamento ilegal a exploração e incêndios florestais ilegais

OPERACÃO CEDIF

01/06/2022 - 09:45 | Atualizada em 02/06/2022 - 06:08

Redação

Polícia Civil integra operação de combate ao desmatamento ilegal a exploração e incêndios florestais ilegais

Foto: Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), integra a operação “CEDIF” deflagrada a partir desta terça-feira (31.05), visando fiscalizar e combater o desmatamento ilegal a exploração e incêndios florestais ilegais.

A operação “CEDIF” é coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A solenidade de abertura do trabalho integrado aconteceu nesta manhã (31), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.

Faz parte da ação em conjunta os Órgãos Públicos que integraram o Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

As instituições são: Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Segurança Pública, através da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, além do Indea, Ibama, ICMBio, Funai, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas.

Durante a operação os profissionais atenderam os indicadores de desmate e focos de calor em todas as regiões de Mato Grosso. Os alertas de satélite apontaram onde está ocorrendo o desmatamento ilegal, e os focos de calor, e assim guiam o planejamento estratégico da atuação e fiscalização ambiental.

Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, esse trabalho em conjunto será uma soma importantíssima no combate ao desmatamento ilegal à exploração e aos incêndios florestais ilegais.

“A Polícia Civil através da Dema atuará dentro de sua competência, objetivando materializar os ilícitos penais e a responsabilização criminal pelo dano causado ao meio ambiente”, destacou a delegada.


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet