informe o texto

Notícias | Legislativo

Câmara Federal convoca presidente do Banco Central para debater a inflação

CÂMARA FEDERAL

31/05/2022 - 09:44 | Atualizada em 31/05/2022 - 10:08

Redação

Câmara Federal convoca presidente do Banco Central para debater a inflação

Foto: Reprodução

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará, nesta terça-feira (31), uma audiência pública com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O objetivo é debater medidas de combate à inflação e o aumento das taxas de juros no país.

O convite foi feito pelo presidente da comissão, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 1,06%. Maior índice para o mês nos últimos 26 anos.

Para 2022, o BC fixou a inflação projetada em 3,5%. No entanto, o banco estima que o IPCA possa fechar o ano em 7,1%, bem acima da meta estipulada. A audiência também deverá debater os aumentos consecutivos da taxa Selic como forma de combater a inflação. Atualmente, o índice está em 12,75%.

“Esse fenômeno tem causado, claramente, impacto considerável na redução do poder de compra de milhões de consumidores brasileiros”, afirmou o pedido de convocação da comissão.


Na quarta-feira (1º), a comissão realizará uma audiência para discutir os sucessivos reajustes nas tarifas de energia elétrica. Participarão o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público do Ceará, a Aneel, o Idec, a Abradee, a Enel Ceará e a Neoenergia Pernambuco.

“É notório que a população passa por um momento econômico delicado neste período pós-pandemia, com aumento de desemprego e queda de renda. Ao mesmo tempo, arcar com reajustes abusivos e injustificados de tarifas de serviços essenciais, é um peso que os consumidores não estão conseguindo suportar”, destacou o presidente da comissão.

 

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet