informe o texto

Notícias | Geral

Governo Bolsonaro obedece e demite presidente do Carf que desagradou ao Centrão

ECONOMIA

24/05/2022 - 18:22 | Atualizada em 24/05/2022 - 18:32

Redação

Governo Bolsonaro obedece e demite presidente do Carf que desagradou ao Centrão

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro(PL) está refém do Centrão que manda no governo.

O governo Jair Bolsonaro exonerou Adriana Gomes Rêgo da presidência do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e nomeou, em seu lugar, o auditor fiscal Carlos Henrique de Oliveira. A queda da auditora pegou integrantes de dentro e de fora do órgão de surpresa. Nos bastidores, a decisão é atribuída a desgaste com o governo, principalmente por conta de posicionamentos da ex-presidente que desagradaram políticos do Centrão.

Segundo o Estadão/Broadcast apurou, as divergências também se deram por causa da forte defesa que ela sempre fez do voto de qualidade no conselho, regra que determinava que cabia ao Fisco desempatar julgamentos que terminavam em caso de empate.

Adriana, que estava no órgão desde 2018, era contra o fim do voto de minerva pelo represente da Fazenda. Com o apoio do empresariado, o Centrão trabalhou fortemente para derrubar a questão, incluindo emendas “jabutis” em vários projetos ao longo dos anos. O voto de qualidade caiu em 2020, mas a questão foi ao Superior Tribunal Federal (STF), que, em março deste ano, formou maioria pela legalidade da mudança legislativa que definiu que, agora, empate representa vitória dos contribuintes.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-bolsonaro-demite-presidente-carf-desagradou-centrao,70004075014

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet