informe o texto

Notícias | Geral

Reino Unido faz alerta à OMS sobre caso raro de varíola dos macacos

19/05/2022 - 15:31

Redação

Reino Unido faz alerta à OMS sobre caso raro de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

Um caso raro de varíola dos macacos foi notificado pelo Reino Unido numa pessoa que visitou a Nigéria, na África, e depois voltou à casa. A informação foi enviada à Organização Mundial da Saúde, em 7 de maio.

A pessoa, cujo nome não foi divulgado, registrou o que pensou ser apenas uma irritação cutânea em 29 de abril. Dias depois, essa mesma pessoa passou pelos estados de Lagos e Delta, na Nigéria. Em 4 de maio, foi feito o retorno para o Reino Unido, quando já foi dada entrada no hospital britânico.

A OMS informou que por causa do histórico de viagem e dos sintomas apresentados, os médicos desconfiaram que poderia ser um caso de varíola dos macacos e agiram rapidamente isolando o ou a paciente. Os exames de laboratório confirmaram a suspeita, em 6 de maio, pela Agência de Segurança da Saúde britânica.

Cinco dias depois, foi iniciado um rastreamento das pessoas que tiveram em contato com o paciente tanto nas instalações de saúde, como nos locais visitados e também no mesmo voo da Nigéria para o Reino Unido. Mas ninguém apresentou sinais da doença até agora.
Desde que a pessoa entrou em isolamento, o risco de transmissão passou a ser mínimo. Mas como a fonte de contaminação na Nigéria ainda não foi estabelecida, existe a chance de que outras pessoas possam ser infectadas no futuro.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet