informe o texto

Notícias | Geral

Com baixa cobertura vacinal, crianças mato-grossenses estão mais vulneráveis à Síndrome Pós-Covid

Mais de 1.500 crianças e adolescentes foram acometidos pela SIM-P no Brasil

18/03/2022 - 13:48 | Atualizada em 18/03/2022 - 14:23

Da Redação

Com baixa cobertura vacinal, crianças mato-grossenses estão mais vulneráveis à Síndrome Pós-Covid

Foto: Luiz Alves/Secom Cuiabá

Mato Grosso é o 8º estado do país com menor taxa de vacinação de crianças, dois meses após o início da campanha de imunização. Apenas 25% do público com idade entre 5 e 11 anos foram imunizados com a primeira dose e 1,32% com a segunda. Os dados são do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Mato Grosso (SES-MT) no ranking de desempenho da dose de reforço e cobertura vacinal, 26,82% da população infantil receberam a 1ª dose e 2,42% a segunda dose. 



A baixa taxa de imunização coloca em risco a vida das crianças, sobretudo com a volta às aulas e a desobrigação do uso de máscara. A pandemia não acabou, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca o aumento de casos na China e nos países europeus. 

Em Mato Grosso, ao contrário de São Paulo, onde 75% das crianças foram vacinadas, a divulgação da campanha de vacinação nos municípios para este público-alvo ainda é tímida e insuficiente. 

Grande parte da população mato-grossense é influenciada por discursos negacionistas de antivacinas, inclusive por parlamentares, que aprovaram lei que proíbe a exigência do certificado de vacinação. Sancionada, a lei foi questionada pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, que ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) junto ao Tribunal de Justiça. 

Leia também
Governo de MT premia municípios com melhor performance de vacinação contra a covid


Óbitos de crianças

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Mato Grosso no Painel Covid MT, foram registrados 47 óbitos de crianças até 10 anos de idade por covid-19 no período compreendido de 3/04/2020 a 17/03/2022. 

No grupo de 11 anos a 22 anos, 44 morreram vítimas da doença. Para alguns, pode parecer pouco. Mas, ressaltamos, cada vida importa. 

Síndrome Pós-covid

Em meados de fevereiro o Instituto Butantan alertou para o crescente número de crianças acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), quadro clínico grave associado à Covid-19 em crianças. "Mais de 1.500 crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, já foram acometidos pela síndrome no Brasil, que requer hospitalização e pode levar à morte em 6,2% dos infectados. A vacinação contra Covid-19 é a forma mais eficaz de frear estes casos, já que a síndrome atinge os não vacinados, e por isso a imunização de crianças é ainda mais necessária", explicou o diretor médico do Instituto Butantan, Wellington Briques.

A SIM-P* é causada por uma resposta inflamatória exacerbada do organismo que ocorre de forma tardia, de duas a quatro semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. De acordo com o especialista, a síndrome acomete principalmente as vias respiratórias e os pulmões.

*O Painel Covid divulgado pela SES-MT não disponibiliza dados sobre a SIM-P no estado.




 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet