informe o texto

Notícias | Cidades

Boletim da Fiocruz aponta alta na transmissão comunitária de SRAG em Cuiabá

No país, houve aumento de casos entre crianças e idosos

08/03/2022 - 08:47

Redação

Boletim da Fiocruz aponta alta na transmissão comunitária de SRAG em Cuiabá

Foto: Reprodução

De acordo com os indicadores de transmissão comunitária, Cuiabá apresenta alta incidência de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação é do Boletim InfoGripe da Fiocruz.

De acordo com os dados do Boletim, a incidência de SRAG em crianças apresenta ascensão significativa em diversos estados ao longo do mês de fevereiro. Dados laboratoriais preliminares sugerem possível aumento nos casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na faixa etária 0-4 anos, e interrupção de queda nos casos associados ao Sars-CoV-2 (Covid -19) na faixa de 5 a 11 anos. 

"No agregado nacional, observa-se cenário de queda em todas as faixas etárias da população, exceto nas crianças de 0-4 a 5-11 anos que apresentam sinal de crescimento acentuado. Dados laboratoriais preliminares sugerem que no grupo de 0 a 4 anos, isso possa estar associado à interrupção da queda nos casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório [VSR]", observa o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe. Gomes explica que na faixa etária de 5-11 anos os dados laboratoriais preliminares sugerem interrupção de queda nos resultados positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19), diferentemente do que se observa nos demais grupos etários. 

O coordenador do estudo destacou que os idosos com 60 anos ou mais voltaram a ter maior incidência semanal de casos e óbitos por SRAG com resultado de RT-PCR positivo para Sars-CoV-2.

O Boletim também destaca o fato de que o aumento de novos casos durante o período de predomínio da variante Ômicron, iniciada ao final de 2021, resultou na maior incidência registrada entre crianças de 0-4 e 5-11 anos desde o início da epidemia. "Entre os adolescentes de 12-17 anos também se observa registro próximo ao pico de maio de 2021. Tais situações podem estar associadas ao fato de que estas faixas etárias estavam recém iniciando o acesso à vacina ao final de 2021", afirma o pesquisador.

Na tendência de longo prazo, Mato Grosso apresenta queda.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet