informe o texto

Notícias | Brasil

FIFA multa CBF e FAF por descumprimento de regras sanitárias; jogo foi interrompido pela Anvisa

14/02/2022 - 15:36 | Atualizada em 15/02/2022 - 18:42

Jô Navarro/Caldeirão Político

FIFA multa CBF e FAF por descumprimento de regras sanitárias; jogo foi interrompido pela Anvisa

Foto: Reprodução/TV Globo

A FIFA confirmou nesta segunda-feira (14) que a decisão do Comitê Disciplinar em relação ao jogo Brasil x Argentina, que terminou com o abandono do time argentino após intervenção da Anvisa.

Na ocasião, a agência relatou que quatros jogadores ingressaram no Brasil descumprindo as regras sanitárias do país, ao supostamente declararem, em formulário oficial da autoridade sanitária brasileira, informações falsas. A delegação argentina ignorou a determinação da Anvisa para que os jogadores fossem imediatamente colocados em quarentena.

No dia 5 de setembro de 2021 a preliminar da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 na Arena Corinthians foi interrompida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por descumprimento de normas sanitárias em vigor devido à pandemia. 

O Comitê decidiu suspender por dois jogos os argentinos Emiliano Buendía, Emiliano Martínez, Giovani Lo Celso e Cristian Romero por não cumprirem o Protocolo de Retorno ao Jogo Internacional da FIFA.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação Argentina de Futebol (AAF) foram multadas, respectivamente, em 550 mil (R$ 3,1 milhões) e 250.000 francos suíços (R$ 1,4 milhão).

De acordo com a decisão, uma nova data e local serão definidos para a realização da partida.

Veja a íntegra da nota publicada pela FIFA
O Comitê Disciplinar da FIFA tomou suas decisões em relação ao jogo abandonado Brasil x Argentina na competição preliminar da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™ em 5 de setembro de 2021.

Após uma investigação minuciosa dos vários elementos factuais e à luz dos regulamentos aplicáveis, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu que a partida deve ser repetida em data e local a serem decididos pela FIFA.

Além disso, o Comitê Disciplinar da FIFA concluiu que o abandono da partida decorreu de várias deficiências das partes envolvidas em relação às suas respectivas responsabilidades e/ou obrigações em relação ao primeiro. Como tal, o Comitê Disciplinar da FIFA também decidiu:

1. condenar a Associação Brasileira de Futebol ao pagamento de multa de CHF 500.000 por infrações relacionadas à ordem e segurança;

2. ordenar à Federação Argentina de Futebol o pagamento de uma multa de 200.000 francos suíços pelo descumprimento de suas obrigações em matéria de ordem e segurança, preparação e participação na partida;

3. condenar a Associação Brasileira de Futebol e a Associação Argentina de Futebol a pagar cada uma multa de CHF 50.000 como resultado do abandono da partida;

4. suspender os jogadores argentinos Emiliano Buendía, Emiliano Martínez, Giovani Lo Celso e Cristian Romero por duas (2) partidas cada por não cumprirem o Protocolo de Retorno ao Jogo Internacional da FIFA.

As decisões do Comitê Disciplinar da FIFA foram notificadas hoje às partes interessadas.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet