informe o texto

Notícias | Executivo

Objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o Congresso e o STF, diz jornal Estadão

COMO O DIABO GOSTA

24/08/2021 - 09:11

Redação

Objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o Congresso e o STF, diz jornal Estadão

Foto: Reprodução

“Como os próprios organizadores têm alertado, o objetivo das manifestações bolsonaristas previstas para o dia 7 de setembro não é manifestar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A convocação não é para expressar determinada posição política – defender, por exemplo, a aprovação da reforma administrativa ou do novo Imposto de Renda –, e sim para invadir o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso”, aponta o editorial do jornal Estado de S. Paulo, desta terça-feira.

“Em nenhum país civilizado, esse tipo de convocação é considerado ‘manifestação de pensamento’ ou ‘expressão de opinião política’. Trata-se não apenas de incitação à violência contra as instituições – o que já configura crime –, mas de convocação para o golpe. Os organizadores estão dizendo abertamente que querem fechar o Supremo e o Congresso, entregando-os às Forças Armadas”, aponta ainda o editorialista.

“As ameaças são gravíssimas pelo mero fato de terem sido feitas, e reclamam a atuação das autoridades correspondentes. Não se pode assistir passivamente à organização de uma manifestação cujo objetivo é invadir o Supremo e o Congresso, para ‘entregá-los às Forças Armadas’. A agravar a situação, o presidente Jair Bolsonaro em nenhum momento desautorizou a convocação golpista. Ao contrário, tem fomentado a adesão popular aos atos bolsonaristas de 7 de setembro”, prossegue.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet