informe o texto

Notícias | Legislativo

Ernesto Araújo liga Bolsonaro à compra de cloroquina

SENADO FEDERAL

18/05/2021 - 13:11 | Atualizada em 20/05/2021 - 17:44

Redação

Ernesto Araújo liga Bolsonaro à compra de cloroquina

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Fonte: Agência Senado

 O depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo compromete o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na estratégia de priorizar a produção e compra de insumos da cloroquina em detrimento da aquisição de vacinas.

A avaliação foi feita ao blog do Valdo Cruz pelo vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). "O ex-chanceler comprometeu totalmente o senhor Eduardo Pazuello e o presidente da República nas negociações para priorizar a produção e compra de insumos da cloroquina e não a aquisição de vacinas", afirmou o vice-presidente.

Durante seu depoimento, Ernesto Araújo disse que recebeu uma ordem do presidente da República para negociar com o governo da Índia a compra de insumos para produção de cloroquina no Brasil e que o Ministério da Saúde fez também o pedido diante da baixa no estoque do medicamento no país.

Segundo Randolfe Rodrigues, a fala de Ernesto Araújo explicitou que foi uma decisão de governo, tomada pelo Ministério da Saúde, a decisão de aderir à cota mínima, de 10%, do consórcio Covax Facility para aquisição de vacinas e não uma cota de 50%.

Para o senador, isso mostra como o ministério não estava priorizando a aquisição de vacinas, mas sim a cloroquina dentro da tese da imunidade de rebanho.

"Está sendo uma contribuição importante para a CPI", disse Randolfe Rodrigues, a despeito de suas tentativas de desmentir declarações que ele deu, durante sua gestão à frente do Itamaraty, contra a China e contra a vacina coronavac.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet