informe o texto

Notícias | Cidades

Diamantino fica sem oxigênio nesta segunda-feira, diz secretária de Saúde

Mãe faz apelo dramático ao presidente Bolsonaro após perder o marido e o filho: "cria vergonha na sua cara! vagabundo!"

22/03/2021 - 09:20 | Atualizada em 22/03/2021 - 16:45

Da Redação

Diamantino fica sem oxigênio nesta segunda-feira, diz secretária de Saúde

Foto: Reprodução

O município de Diamantino, pode ficar sem oxigênio para a internação e estabilização de pacientes acometidos pela covid-19, já nesta segunda-feira (22.03), conforme revela a secretária municipal de saúde, Marinêze de Araújo Meira.

De acordo com a gestora, a crise atinge boa parte dos municípios do Estado de Mato Grosso e prevê piora do cenário nos próximos dias com a escassez não só de oxigênio como também de medicamentos utilizados para a sedação de pacientes que necessitam de intubação.

“O desespero é grande em todo o Estado, o pessoal de Chapada dos Guimaraes nos pediu em carater de urgência um medicamento, que felizmente temos em grande quantidade no estoque, mas o oxigênio é o que mais me preocupa nesse momento, pois nosso fornecedor revelou ter estoque para nos atender apenas por mais um dia”, disse. “Nós temos o dinheiro para comprar, possuímos meios para retirar, porém não há disponibilidade do produto no fabricante, ontem mesmo (sábado), nosso caminhão retornou de Sinop com sete ‘balas’ de ogxigênio vazias e o diretor da empresa me afirmou que sua produção teve de aumentar em 400% em dias, o que ocasionou a falta da matéria prima”, acrescenta Marinêze.

Na tentativa de reduzir os efeitos da crise e não permitir o desabastecimento, o Governo Municipal receberá a ajuda do Hospital São João Batista, que detém contrato de fornecimento com a empresa White Martins, se propôs a disponibilizar parte de seu estoque para o socorro dos pacientes internados na ala covid-19, localizada agora no Pronto Atendimento Municipal Dr. Leônidas Nascimento Vidigal.

Apelo dramático

Nas redes sociais o áudio de uma mãe em desespero com a perda do filho e do marido, vítimas de covid-19, enquanto aguardavam vaga em UTI, faz apelo dramático ao presidente Jair Bolsonaro: "Tem misericórdia de Mato Grosso, presidente!". Ouça:


Barreiras sanitárias
 Novas medidas restritivas foram adotadas para controlar a disseminação da Covid-19 em Diamantino. Na última sexta-feira (19.03) foram retomadas as barreiras sanitárias de caráter orientativo e preventivo nas entradas da cidade.

“Tivemos um crescimento abrupto dos casos de Covid-19 em nosso município e a situação é preocupante em face da falta de leitos de UTI na rede pública de saúde, bem como a falta de insumos para o tratamento de pacientes que evoluem para o estado infeccioso”, disse. “Para que se tenha uma ideia, possuímos oxigênio apenas para hoje (domingo) e temos um paciente que utilizará todo o estoque ainda hoje, sendo que não há mais para compra na distribuidora, por isso, reforço o pedido a população para que colaborem conosco, não furem as medidas de restrição, evitem aglomerações”.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet